SUV seminovos: um Creta Prestige ou um Renegade Longitude diesel?
Leitor quer escolher entre os SUVs compactos de Hyundai e Jeep e pediu o aconselhamento do Guru

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação
Boa tarde! Estou analisando o mercado de seminovos e estou na dúvida entre dois veículos. Tenho 90 mil reais para comprar um SUV e estou na dúvida entre um Hyundai Creta prestige e Jeep Renegade longitude a diesel. No mercado se seminovos encontro veículos com ano e preço semelhantes. Qual a melhor compra - pergunta enviada por Wanderson Nunes
Wanderson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Entre os dois modelos, creio que talvez seja mais interessante partir para o Jeep Renegade a diesel.
Quando novo, o preço do Jeep Renegade com a motorização 2.0 turbodiesel e câmbio automático de 9 marchas é bem elevado, porém, já com alguns meses de uso, o preço torna-se mais convidativo.
Se nas versões flex o Renegade fica devendo em desempenho e consumo, nas configurações diesel a história é bem diferente e o modelo ganha outro apelo. Com torque de sobra, o modelo entrega respostas ao volante bem interessantes e o consumo, como é peculiar a um modelo com esse tipo de motorização, é bem comedido. A bordo do Renegade diesel, dependendo do uso, você consegue uma autonomia próxima dos 1.000 quilômetros com um tanque.
Em relação ao Creta Prestige, o Renegade diesel ainda tem a vantagem do sistema de tração integral, algo que ajuda não só a conferir mais controle dinâmico ao modelo e o torna mais seguro, como permite bem mais desenvoltura caso você queira ou precise sair do asfalto.
No Creta você contará apenas com tração dianteira e o consumo do motor 2.0 16V presente na versão Prestige é apenas aceitável. Mesmo com recursos como o start-stop, que desliga o motor quando o carro encontra-se parado, o Creta Prestige apresenta um consumo relativamente alto se olharmos ao que modelos mais recentes no mercado são capazes de entregar.
Apesar o habitáculo menos espaçoso, bem como o porta-malas menor, creio que, pelo conjunto mecânico, o Jeep Renegade diesel é uma escolha mais interessante. O custo de manutenção de um carro a diesel é um pouco mais elevado, porém a Jeep programou com um bom espaçamento as revisões obrigatórias do Renegade diesel, o que acaba por quase equiparar o valor gasto nas inspeções com as versões flex.
Espero ter ajudado!