SUVs 2022: Renault Duster Iconic ou Peugeot 2008 Griffe THP?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs compactos das marcas francesas e pediu nossa análise
Peugeot 2008 e Renault Duster

Peugeot 2008 e Renault Duster | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Caro César, estou na dúvida entre adquirir o Renault Duster Iconic 2021/22, e o Peugeot 2008 Griffe motor Turbo THP 2021/22! Qual seria a sua indicação para a compra? - pergunta enviada por Joaquim 

Joaquim obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando que, atualmente, a Renault comercializa o Duster Iconic com preço na faixa de R$ 115 mil e a Peugeot oferece o 2008 Griffe THP por cerca de R$ 110 mil, o SUV compacto com motorização turbo mostra-se uma escolha bem mais interessante. 

Em termos de segurança, o Peugeot 2008 Griffe se sobressai em relação ao Duster Iconic ao oferecer 6 airbags, enquanto o Renault conta apenas com a bolsa frontal dupla obrigatória por lei.

Os controles de tração e estabilidade estão presentes nos dois veículos, sendo que o Duster Iconic ao menos rebate a ausência dos airbags extras ao contar com o monitoramento de pontos cegos. 

Apesar do Duster oferecer um porta-malas consideravelmente maior (475 litros) em relação ao Peugeot 2008 (402 litros), o Renault não chega a ser tão superior assim em termos de espaço interno, sobretudo para os passageiros na segunda fileira de assentos. 

O que conta definitivamente a favor do Peugeot é, de fato, o fôlego de sobra proporcionado pelo motor 1.6 com turbo e injeção direta. Oferecendo 173 cv, 24,5 kgfm e acelerando de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, o 2008 Griffe THP empolga muito mais ao volante em relação ao Duster Iconic, sem exagerar no consumo por conta disso. 

De acordo com os dados mais recentes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o 2008 Griffe THP entrega médias de até 10,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina, valores que ficam em 10,6 e 11,1 km/l, respectivamente, no Duster Iconic. Portanto, do ponto de vista mecânico, o Peugeot é notavelmente superior e ainda custa menos. 

Por fim, o 2008 Griffe ainda conta com um bom nível de equipamentos, merecendo destaque o teto fixo panorâmico, revestimento interno de couro, mecanismo de controle de tração adaptativo Grip Control, entre outros. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru