Pensando em trocar de carro, estou entre o Kicks, Captur ou C4 Cactus, câmbio mecânico. Devo trocar em quatro anos e gostaria que avaliasse as condições futuras de revenda - pergunta enviada por Vanderlei 

Vanderlei obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Antes de tudo, sobretudo para você que pede uma análise mais detalhada sobre a questão da revenda dos SUVs, é importante você ter em mente que os utilitários esportivos são, em sua maioria, mais procurados com transmissão automática. As configurações com câmbio manual, apesar de ainda atender a uma parte pequena do público, funcionam mais como um chamariz graças ao preço mais em conta. Logo, os SUVs compactos com câmbio manual terão uma desvalorização maior e uma liquidez reduzida (leia-se facilidade de revenda) em relação aos automáticos.

De qualquer forma, se você não abre mão do câmbio manual, acho que o mais importante é satisfazer seus gostos pessoais.

Logo de cara, entre os três modelos que você ficou em dúvida, já recomendo deixar de lado o Citroën C4 Cactus. Apesar dos preços competitivos e o fato dele ainda contar com o "fator novidade" no mercado, em nenhuma configuração manual do C4 Cactus você encontrará os importantes controles de tração e establidade.

O Renault Captur Zen manual até que traz um pacote de itens de série robusto, porém cobra muito caro por isso. Hoje ele é tabelado em R$ 82.990 e já sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade, rádio, regulador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Ponto positivo para o Captur é que ele é o único do trio a contar com 4 airbags de série.

O Nissan Kicks, por sua vez, é o mais equilibrado dos três e, na minha opinião, deveria ocupar uma vaga na garagem da sua casa. Por R$ 76.190 já é possível adquirir o Kicks S manual com o Pack Safety, que acrescenta ao Nissan os controles de tração e estabilidade. O Kicks considerado aqui também conta com trio elétrico, alarme, rádio, direção elétrica, ar-condicionado, entre outros.

Particularmente falando, não considero muito interessante você gastar mais do que R$ 80.000 em um SUV compacto manual uma vez que pode perder bastante dinheiro com a desvalorização.

O Nissan Kicks também tem no respaldo da marca japonesa um atributo que poderá lhe ajudar na hora da revenda do modelo, uma vez que tanto a Renault quanto a Citroën costumam sofrer mais quando o assunto é liquidez na hora da revenda.

Por fim, é importante destacar que o Kicks manual conta com um bom comportamento dinâmico de uma maneira geral, traz nível de acabamento aceitável para a faixa de preço em que atua e seu porta-malas é um dos melhores do segmento. Logo, ao optar por ele creio que você fará uma escolha mais interessante.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios