SUVs compactos: Kicks S CVT ou um Creta 1.6 automático?

Leitor está em dúvida entre as versões mais acessíveis dos SUVs e pediu a opinião do Guru
Nissan Kicks e Hyundai Creta

Nissan Kicks e Hyundai Creta | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Quero comprar um SUV compacto e estou na dúvida entre o Kicks S e o Creta 1.6 automático. Achei o motor do Kicks muito fraco. O Creta, no entanto achei muito boa a dirigibilidade e resposta na aceleração. Contudo fico receoso quanto ao consumo. Meu percurso é 90 urbano e em baixas rotações. Qual dos dois carros tem menor desvalorização? Qual dos dois você recomendaria? - pergunta enviada por Caio 

Caio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Caio eu entendo que o Hyundai Creta pode transmitir uma sensação de que suas respostas (acelerações e retomadas) são um pouco mais rápidas que as notadas no Kicks, porém isso ocorre apenas por uma questão de calibração do acelerador eletrônico entre outros acertos. Se olharmos para os números, o Creta 1.6 automático, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos, enquanto o Nissan Kicks 1.6 CVT realiza a mesma prova em 12,5 segundos. 

Mesmo com isso, ainda recomendo a você optar pelo Nissan Kicks sobretudo pelo uso que você fará do carro. O consumo do Nissan é bem melhor em relação ao Creta 1.6 automático, como sugerem as médias oficiais. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Kicks é capaz de percorrer 11,4 km/l na cidade com gasolina, enquanto o Creta 1.6 automático, mesmo com recursos como o start-stop, fica em 10,1 km/l nas mesmas condições de percurso e combustível. Estamos falando de uma considerável diferença de 1,3 km/l a favor do Nissan. 

Em termos de revenda, o Nissan Kicks apresenta uma desvalorização mais acentuada, na faixa de 15% ao longo do primeiro ano se considerarmos a versão S CVT citada, enquanto um Creta Smart registra 7% de desvalorização no mesmo período. Uma das razões para isso é que o Kicks é mais vendido em sua configuração topo de linha SL, mas o modelo, de fato, desvaloriza uma pouco mais que seus concorrentes. Os percentuais foram calculados com base na tabela Fipe. 

De qualquer forma, Caio, ainda recomendo a você optar pelo Nissan sobretudo pelo fato de você rodar majoritariamente na cidade e, a bordo do modelo, gastará bem menos combustível do que no Creta. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru