SUVs híbridos premium: Volvo XC40 ou MINI Countryman?

Leitor está em dúvida entre os dois modelos acima de R$ 200 mil e pediu nossa análise
Volvo XC40 e MINI Countryman

Volvo XC40 e MINI Countryman | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá! Parabéns por este canal com informações valiosas que você nos fornece. Os veículos híbridos já é uma realidade no Brasil. Eu possuo um veículo híbrido convencional, como percorro pequenas distâncias em área urbana e as viagens longas são raras, estou pensando em trocar por um outro veículo híbrido plug in. Estou muito satisfeito com o meu veículo atual (Lexus UX 250H), mas o porta malas é muito pequeno. Encontrei duas opções interessantes: Volco XC 40 híbrido e o Mini Countryman híbrido, ambos plug in. O XC 40 já é bem conhecido do brasileiro, mas o Mini Countryman quase não é visto rodando por aí. O que você acha dessas opções? - pergunta enviada por Luiz 

Luiz obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Excelente a dúvida colocada por você, bem como a escolha de modelos. 

Temos dois excelentes SUVs premium de entrada com conjuntos eletrificados semelhantes, ambos oferecendo a possibilidade de recarga externa da bateria principal do sistema. 

No caso do MINI Countryman híbrido, temos uma mecânica que soma 224 cv, 39,2 kgfm e permite ao SUV rodar por cerca de 52 km apenas no modo elétrico. O Volvo XC40 T5 Recharge, por sua vez, entrega 262 cv de potência combinada, 43,2 kgfm de torque e autonomia elétrica de aproximadamente 47 km. Com dados de potência e torque generosos, os dois modelos conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos, oferecendo, portanto, performance de sobra. 

Nos dois modelos também encontramos porta-malas com volume gravitando em 450 litros e cabines com espaço equivalente. 

O que, ao menos em minha opinião, favorece a escolha a favor do MINI Countryman é a presença do sistema de tração integral. Independente de você trafegar por vias não pavimentadas ou apenas na cidade, o fato de contar com a possibilidade das quatro rodas motrizes acentua a segurança dinâmica do modelo e lhe garante muito mais controle do veículo em grande parte das situações.

Creio que o Volvo XC40 talvez seja um modelo com melhor liquidez no mercado de usados, uma vez que a marca sueca está conquistando uma destacada participação no segmento de veículos eletrificados aqui no Brasil, porém o fato da superioridade técnica do MINI Countryman por conta da presença da tração integral é algo que deve ser levado em conta. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru