SUVs de maior porte usados: Hyundai Santa Fe, Ford Edge ou Chevrolet Captiva?

Leitor deseja um SUV de maior porte entre R$ 50 mil e R$ 60 mil e pediu nossa análise
Ford Edge, Hyundai Santa Fe e Chevrolet Captiva

Ford Edge, Hyundai Santa Fe e Chevrolet Captiva | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Guru, SUVs das gerações anteriores de Santa Fe, Edge ou mesmo uma Captiva, de 2012 a 2014, ainda são boas opções? Quero um SUV médio na faixa de 50k a 60k - pergunta enviada por João  

João obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Em linhas gerais, creio que, por conta do excelente conjunto que oferecem e o preço convidativo no mercado de usados, os SUVs médios com mais de quatro anos de uso podem ser boa opções para quem deseja um utilitário esportivo com muito espaço interno e conforto. Mas fica o alerta: tenha em mente que estamos falando de modelos importados, os quais, quando 0 km, atuavam em faixas de preço elevadas. Por conta disso, o custo de manutenção (dependendo da peça a ser substituída) pode ser bastante elevado. Com isso, você até pode adquirir esses SUVs por valores interessantes, mas é bom ter uma reserva de emergência para eventuais gastos que poderão surgir. 

Se você aceita uma sugestão, procure sempre por modelos com a manutenção em dia, de preferência em oficinas especializadas. Atente também ao estado geral do carro, veja se não existe vazamentos e faça um bom test-drive atentando para eventuais ruídos que possam denotar algo fora do normal com o veículo. 

Dito isso, creio que, dos três modelos que você elencou na pergunta, o Hyundai Santa Fe desponta como uma excelente pedida para entrar no universo dos SUVs usados de maior porte. 

Não espere baixo consumo de Santa Fe, Edge ou Captiva, sendo que um ponto forte do Hyundai é a disposição dos 285 cv e 34 kgfm de torque que o 3.5 V6 entrega. O Santa Fe se notabiliza pelo excelente desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos, e conta a favor do SUV a presença de tração integral. Você ainda pode encontrar o modelo em opções de 5 ou 7 lugares. 

O Hyundai entrega uma mecânica robusta e sem retrospecto de falhas crônicas, o que é importante dentro do segmento. 

Em segundo lugar, também por conta da motorização V6, colocaria o Ford Edge.

A recomendação, contudo, é que você sempre pesquise por versões com tração integral (AWD) no caso do SUV norte-americano, em especial por conta do maior nível de segurança ativa, controle dinâmico e liquidez que elas vão oferecer.

O Edge, em especial quando falamos de unidades com mais tempo de uso, já pede atenção no sistema de tração integral, assim como a suspensão, que sofre mais em nosso piso por conta das rodas de liga leve de grande porte utilizadas no modelo. Aliás, esse ponto também deve ser considerado do ponto de vista de manutenção e vale para os três carros analisados aqui, uma vez que esses SUVs maiores podem ser encontrados com rodas até aro 20" e o custo dos pneus sobe na mesma medida.

Por fim, colocaria o Chevrolet Captiva com motor 2.4 em terceiro lugar não tanto pelo conjunto do SUV em si, mas pelo fato de que o consumo do SUV chega a ser tão elevado quanto o de Santa Fe e Edge e ele está longe de entregar um desempenho convincente.  

Em resumo, se você estiver preparado para o maior custo de manutenção que esses SUVs poderão demandar, o Hyundai Santa Fe é uma excelente opção a ser adquirida no mercado de usados. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru