SUVs para família: Jeep Compass 1.3 turbo 2022 ou um Honda CR-V 2018?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs médios e pediu nossa orientação
Jeep Compass e Honda CR-V

Jeep Compass e Honda CR-V | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou em dúvida entre um Jeep Compass 1.3 2022 Flex e um Honda CR-V touring 2018, ambos com preços semelhantes, tenho esposa e mais 2 filhos pequenos. Qual vc indica? - pergunta enviada por Alessandro

Alessandro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Apesar de todas as melhorias que o Jeep Compass recebeu em sua linha 2022, a começar pelo ótimo motor 1.3 turbo, creio que o Honda CR-V considerado aqui entrega um conjunto superior. 

Começando pela parte técnica, uma diferença relevante para o CR-V Touring é a presença do sistema de tração integral. O recurso garante muito mais controle dinâmico do veículo sobre pisos de baixa aderência e deve ser valorizado por conta de todo o ganho em segurança ativa que traz para o automóvel.  

Outro ponto importante, em especial quando falamos de um carro familiar, vai para o espaço interno superior do Honda aliado ao porta-malas de 522 litros (410 litros no Compass de acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito). 

O Jeep Compass 1.3 turbo entrega nível de performance bastante favorável, atributo que também é compartilhado pelo Honda CR-V Touring. Vale mencionar que, apesar do deslocamento superior (1.5) do motor presente no CR-V, o Compass 1.3 turbo aproxima-se do CR-V em termos de potência (185 cv no Jeep utilizando etanol contra 190 cv do Honda apenas com gasolina) e consegue superar o utilitário esportivo japonês em torque máximo, oferecendo 27,5 kgfm com etanol contra 24,5 kgfm do CR-V Touring. 

Considerando que um Honda CR-V Touring 2018 hoje gravita entre R$ 185 mil e R$ 200 mil, por um valor semelhante você já consegue estacionar na garagem um Jeep Compass 2022 em seu catálogo Série S, o mais completo e com um avançado pacote de tecnologia e assistentes de condução. 

Antes da linha 2021 e a introdução do Honda Sensing, o CR-V importado ao Brasil ficava devendo em eletrônica embarcada, apesar de chegar ao mercado com teto solar, mecanismo de abertura elétrica para a tampa do porta-malas, head-up display, faróis full-led, entre outros. 

Mesmo assim, creio que, pelo conjunto dos dois modelos, o Honda CR-V Touring pode lhe trazer mais conforto a você e toda família em seus deslocamentos. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru