SUVs premium: XC60, Discovery Sport, Q5, Tiguan Allspace, Pajero Sport ou SW4?

Leitor está em busca de um SUV mais espaçoso e pediu nossa ajuda
Leitor em dúvida entre SUVs premium

Leitor em dúvida entre SUVs premium | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Guru, gostaria de indicação de carro espaçoso com bom porta malas e bom espaço interno para o dia a dia e para viagens esporádicas com a família. Tenho uma filha e atualmente tenho uma c200 2015 cujo porta malas não atende minhas necessidades. Estou em dúvida entre um Volvo XC 60 (ou mesmo um XC 40), VW Tiguan, Audi Q5, Land Rover Discovery Sport, Mitsubishi Pajero Sport ou SW4. Não tenho pressa para trocar de carro. Agradeço sua ajuda - pergunta enviada por Augusto

Augusto obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Parabéns pela seleção de modelos, você está em dúvida entre ótimas opções de SUVs premium. 

Logo de cara, Augusto, a não ser que você enfrente trilhas muito pesadas ou tenha a necessidade de um 4x4 robusto, eu colocaria o Pajero Sport e o SW4 como as últimas opções por conta da estrutura de carroceria sobre chassi. Os dois são veículos inquestionavelmente espaçosos e com bons porta-malas, inclusive podendo transportar até 7 pessoas, contudo a proposta desses utilitários os torna um pouco desconfortáveis na cidade por conta de soluções como a suspensão por eixo rígido. Certamente os demais SUVs aqui reunidos vão lhe entregar uma dinâmica muito mais refinada e confortável. 

Entre todos os utilitários esportivos mencionados por você, creio que vale a pena dedicar especial atenção ao Volvo XC60. 

Além de um habitáculo confortável para 5 passageiros e um bom porta-malas, o modelo se sobressai em relação aos principais concorrentes ao contar com um interessante sistema de propulsão híbrida plug-in. Ao combinar o motor 2.0 turbo com um propulsor elétrico, o XC60 eletrificado conta com mais de 412 cv de potência combinada e 65,2 kgfm de torque, o que confere ao SUV excelente desempenho. Segundo dados da marca, temos um 0 a 100 km/h de 5,3 segundos, portanto um veículo extremamente ágil. O melhor de tudo é que o XC60 T8 (como é chamada a configuração mecânica topo de linha) ainda alcança médias de 16,4 km/l na cidade e 18,9 km/l na estrada, consumo que poucos carros "populares" conseguem alcançar. 

O XC60 ainda tem o benefício da tração integral, a qual trabalha em conjunto com o bom câmbio automático de 8 marchas. O que é mais interessante ainda no caso do Volvo é que você poderá carregar a bateria principal do sistema híbrido em uma fonte de energia externa e rodar com o carro na cidade, por exemplo, consumindo apenas eletricidade e sem usar uma gota sequer de combustível por cerca de 40 a 50 km. 

Por fim, como é esperado em um carro premium, temos no XC60 uma dinâmica exemplar, com respostas equilibradas ao volante e suavidade na hora de passar por imperfeições no piso. O habitáculo também conta com uma escolha de materiais superior, além de um design moderno e envolvente, resultado de seu projeto atual. 

Logo, creio que ao optar pelo modelo você fará uma excelente escolha. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru