SUVs seminovos: um Kia Sportage 2014 ou um Peugeot 2008 2016?

Leitor está em dúvida entre o SUV médio e o compacto e quer a opinião do Guru dos Carros
Kia Sportage 2012

Kia Sportage 2012 | Imagem: Divulgação

Olá Guru, estou com a intenção de comprar um carro seminovo, de preferência um SUV, com o valor máximo de R$65.000,00. qual veículo, nesse segmento você me indica? Fiquei balançado entre um Sportage LX aut 2014 e o Peugeot 2008 Griffe 2016 - pergunta enviada por William Santana 

William obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

É interessante começar nossa análise ressaltando que optando pelo Kia Sportage ou o Peugeot 2008, nos dois casos você ainda poderá usufruir de um ano de garantia a bordo dos dois modelos.

Isso ocorre porque a Kia concede 5 anos de garantia para seus modelos, enquanto a Peugeot assegura seus modelos integralmente por 3 anos. Só fique atento e verifique, em cada caso, se os respectivos donos seguiram o plano de manutenção corretamente. Essa é uma característica obrigatória para que a garantia seja validada e por si só já vale como um critério de desempate entre os dois.

De uma maneira geral, o Kia Sportage tem a vantagem do porte superior. Por ser um SUV médio, ele entrega uma cabine muito espaçosa, capaz de acomodar 5 passageiros com muito conforto, e um amplo porta-malas com capacidade para 564 litros de bagagem. Mecanicamente o Sportage também é superior em relação ao 2008 Griffe 2016. O Kia, por exemplo, conta com suspensão traseira do tipo multibraço e câmbio automático de 6 marchas. No Peugeot, o eixo traseiro é do tipo eixo de torção e a transmissão contava apenas com 4 marchas na linha 2016.

Por se tratar da versão topo de linha, o Peugeot 2008 Griffe oferece bem mais em termos de equipamentos, com destaque para a central multimídia, teto panorâmico, revestimento interno mesclando couro e tecido, dentre outros. O Sportage LX 2014, por sua vez, traz apenas o básico, como rádio, ar-condicionado manual, trio elétrico, dentre outros itens.

De qualquer forma, entre os dois modelos ainda considero uma escolha mais interessante partir para o Kia.

Apesar da vantagem do menor tempo de uso do Peugeot 2008 que você está pesquisando, o Kia traz um conjunto mais interessante de maneira geral, por isso ele seria minha escolha. Além disso, mesmo com um motor de deslocamento superior e uma carroceria maior e mais pesada, o Sportage praticamente entrega o mesmo nível de desempenho e consumo que o 2008 Griffe 2016, com parciais de 9,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru