SUVs: VW T-Cross Comfortline ou um Honda HR-V EXL?

Leitora está em dúvida entre os dois SUVs, ambos 0 km, e pediu nossa análise
VW T-Cross e Honda HR-V

VW T-Cross e Honda HR-V | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho!Estou na dúvida entre comprar um T Cross comfortline e um HRV EXL, ambos 2022 zero km. Já tive um HRV, e não tenho nenhuma queixa. Porem, após 5 anos, gostaria de variar e, apesar dos mimos acrescentados à nova versão, o interior é o mesmo. No test drive, gostei mto da dirigibilidade do T Cross, mas tenho receiodaquele interior de plástico ficar barulhento com o tempo e de o carro voltar a apresentar defeitos, como os q motivaram os recall de 2019 e 2020. Por fim, receio da depreciação do T Cross, coisa q eu não temo com a Honda. Desde já lhe agradeço! - pergunta enviada por Josiane 

Josiane obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Estamos falando de dois SUVs em configurações que hoje gravitam nos R$ 120 mil. Tanto no VW T-Cross Comfortline como no Honda HR-V EXL encontramos um nível de equipamentos de série muito equivalente. Ambos chegam ao mercado com 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, central multimídia com câmera de ré, entre outros itens. 

O T-Cross Comfortline tem como maior vantagem o projeto moderno, com diferenciais importantes como o sofisticado motor 1.0 TSI com turbo e injeção direta, que confere ao modelo praticamente o mesmo nível de desempenho do Honda com um propulsor de deslocamento bem menor, o que favorece também o baixo consumo. Encontramos ainda no T-Cross uma das centrais multimídia mais modernas do mercado, no caso a VW Play. Ao lado do MyLink da Chevrolet, os aparelhos contam com funções avançadas e deixam claro como esses dispositivos se tornarão relevantes nos próximos anos. 

A grande questão, Josiane, é que ainda podemos considerar o projeto do Honda HR-V extremamente bem resolvido. Mesmo lançado há mais tempo do que o T-Cross, o VW não consegue se equiparar ao Honda em termos de versatilidade (falando do sistema Ultra de rebatimento da segunda fileira de assentos) e volume disponível no porta-malas (437 litros contra 373 do VW). Assim como o T-Cross, o HR-V entrega ainda uma cabine ampla e espaçosa, com destaque para a boa área livre oferecida aos passageiros no banco traseiro.  

Apesar do Honda ainda não apostar em uma propulsão sobrealimentada, seu motor 1.8 16V associado ao câmbio automático CVT confere desempenho mais do que suficiente ao HR-V sem exagerar no consumo. Se considerarmos que os números oficiais apontam para médias de 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina para o Honda, é possível constatar que ele não fica tão longe assim do T-Cross Comfortline, que registra 10,8 e 13,4 km/l, respectivamente. 

Em resumo, creio que, se você filtrou a escolha de modelos até chegar aos dois SUVs reunidos aqui, o Honda HR-V desponta como uma pedida mais equilibrada em relação ao T-Cross. Ele não fica devendo nenhum equipamento relevante pelo mesmo preço do representante da VW (e já sai de fábrica com revestimento interno de couro, o qual é opcional no T-Cross Comfortline). Além disso, a mecânica do Honda ainda é eficiente e tem a fama de robustez que consagrou a marca. Por fim, pesa a favor do Honda o porta-malas bem maior e um interior tão prático e singular que ainda nenhum concorrente conseguiu equiparar, fruto da plataforma bem projetada e original do HR-V, a qual também é compartilhada com o City e o Fit fabricados aqui.  

A nova geração do Honda HR-V será revelada globalmente em fevereiro, porém sua estreia no Brasil deverá demorar um pouco, ocorrendo, talvez, somente a partir de 2022. De qualquer forma, se você tem pressa para trocar de carro, creio que o modelo atual ainda figura como uma excelente opção. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru