Bom dia ,estou numa dúvida, comprar um Suzuki Vitara 1.4 turbo 4x4, Honda HR-V EXL ou jeep Renegade diesel? - pergunta enviada por Júlio  

Júlio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre três excelentes modelos, todos em suas melhores configurações. 

Logo de cara eu já deixaria um deles de lado: estamos falando do Honda HR-V. O modelo tem qualidades inegáveis, como a cabine ampla e versátil, porém a presença da tração integral no Suzuki Vitara e no Jeep Renegade aqui avaliados é um recurso muito importante do ponto de vista da segurança ativa e que ajuda a projetar a dupla a frente do rival da Honda. 

Mesmo que você não trafegue por vias não pavimentadas, o sistema de tração nas quatro rodas ajuda a otimizar o controle dinâmico do carro e deve ser sempre valorizado. 

Centrando a análise a partir daqui no Jeep Renegade diesel e no Suzuki Vitara 1.4 turbo com seu sistema de tração integral AllGrip, temos aqui dois SUVs muito parelhos. 

Tanto o Vitara quanto o Renegade contam com uma proposta mais compacta, que, se ajuda a tornar mais prática a convivência diária com o modelo, algumas famílias mais numerosas ou quem precisa de espaço poderá achá-los um pouco apertados demais. Não é por acaso que a Suzuki tem em sua gama o S-Cross, assim como a Jeep tem no Compass uma alternativa maior e mais espaçosa internamente. 

Por um preço semelhante, falando aí da faixa de R$ 130.000, tanto o Suzuki Vitara 4Style 1.4 turbo AllGrip, bem como o Jeep Renegade Longitude 2.0 diesel contam com um bom nível de equipamentos. O Vitara topo de linha, inclusive, ainda traz de série o teto solar panorâmico e 7 airbags, recursos ausentes no Renegade diesel mais acessível. De qualquer forma, o Jeep nacional conta com central multimídia completa, revestimento interno de couro, rodas de liga leve aro 18", entre outros. 

Na escolha entre os dois, creio que a balança tende a ser mais favorável para o Jeep Renegade 2.0 turbodiesel. O propulsor em questão é algo de grande apelo no caso do Renegade, em especial pelo seu vigoroso torque de 35,6 kgfm. O câmbio automático de 9 marchas ajuda o Renegade turbodiesel a entregar um consumo tão baixo quanto o Vitara turbo, com a vatagem de que graças ao preço do diesel inferior ao da gasolina, o custo por quilômetro rodado com o Jeep também sai mais em conta. 

O Renegade ainda tem uma vantagem técnica que é a suspensão independente nas quatro rodas, enquanto o Vitara conta com eixo de torção nas rodas traseiras. Além disso, o sistema de tração integral presente no Jeep é mais completo, oferecendo uma função que simula reduzida. 

Logo, por tudo isso, creio que o Jeep Renegade 2.0 turbodiesel entrega um conjunto mais interessante pelo valor pago. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios