Quero comprar um carro até 40.000,00 , e estou na duvida se compensa um carro 0km mas basico ou um carro melhor e mais velho? - pergunta enviada por Sirleia Fagundes 

Sirleia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Em primeiro lugar, sua dúvida é extremamente interessante e requer uma análise mais aprodundada sobre a questão. Optar por um carro novo ou mais velho porém com mais equipamentos vai depender muito do perfil e do que se busca no automóvel. 

Um exemplo. Com R$ 41.655 (amplamente negociável e com boas condições de financiamento) você já leva para casa um Hyundai HB20 1.0 na versão Comfort. Ele está longe de ficar devendo em equipamentos e já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos. Além disso, ele tem airbag duplo e sistema ABS para os freios, algo que até mesmo muitos seminovos pode ficar devendo. 

Ao optar por um carro novo, você consegue taxas de financiamento bem melhores do que as praticadas para carros usados e tem a tranquilidade de adquirir um produto com garantia. No caso do Hyundai, para nos mantermos ao exemplo, você contará com uma cobertura de 5 anos integral. Além disso, um carro novo só vai demandar as revisões obrigatórias em termos de manutenção. 

Eu acho interessante a pessoa partir para um carro seminovo ou usado quando tem uma limitação maior de dinheiro, no caso até R$ 30.000. Nesse cenário fica complicado achar opções interessantes no mercado de novos. 

Contudo, Sirleia, só acho justificável você partir para um carro seminovo no seu caso específico caso tenha necessidades muito específicas, como um automóvel com porta-malas grande ou algo do tipo. Caso contrário, partir para um carro novo é a melhor escolha. 

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios