''Tenho um Renegade diesel e rodo pouco. Devo trocar de carro?''

Leitor trafega por vias não pavimentadas e pediu nossa análise para tomar a decisão
Jeep Renegade 2018

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação

Boa noite César! Em primeiro lugar quero agradecer pela oportunidade em participar desse canal de ajuda e esclarecimentos muito importante. Tenho um jeep Renegade longitude diesel 2016 com 50.000 km. O carro é muito bom,mas tenho rodado muito pouco pois,as vezes pego uma estrada de terra batida de 30km. A dúvida é se está na hora de trocar de carro e também não quero dispor de valores acima de 85.000,00. A dúvida é se continuo com esse carro mais um pouco ou você sugeria troca por outro carro zero. Meu problema maior e quando tenho de vez enquando pegar uma estradinha de terra de 30 km. Sua orientação é muito importante - pergunta enviada por Gilberto 

Gilberto obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De uma forma bem pragmática, creio que é muito melhor, considerando seu perfil de uso, permanecer com seu Jeep Renegade Longitude diesel atual. 

Se levarmos em conta o teto de R$ 85 mil colocado por você, hoje sequer encontraríamos um carro novo com os predicados que seu SUV compacto é capaz de proporcionar, com destaque para a presença da tração integral. 

Seja para o uso em uma via não pavimentada, como é o caso, mas até mesmo para rodar na cidade ou na estrada, inclusive em situações de pista molhada, o sistema de tração integral sempre deve ser valorizado ao conferir ao automóvel um controle direcional muito mais aprimorado. Do ponto de vista da segurança ativa, sem dúvida ele é um recurso dos mais importantes. 

Apesar do custo superior de manutenção, a mecânica diesel tende a ser mais robusta, portanto mesmo que seu carro avance na idade certamente ele ainda vai demorar para demandar manutenções preventivas ou corretivas mais onerosas. 

De qualquer forma, graças à combinação com o câmbio automático de 9 marchas, seu Renegade deve entregar consumo comedido e boa autonomia, fato que ajuda a reduzir o custo por quilômetro considerando o valor atual do combustível. 

Logo, pelo ótimo conjunto que apresenta, creio que é bem mais vantajoso você seguir com seu Renegade diesel na garagem. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru