Toyota Corolla XEi 2022 ou um VW Nivus Highline 2021?

Leitor está em dúvida entre os dois modelos em faixa de preço equivalentes e pediu nossa ajuda
VW Nivus e Toyota Corolla

VW Nivus e Toyota Corolla | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá. Gostaria que fizesse uma analise entre 2 veiculos o qual estou interessado: Toyota corolla xei 2022 e Volkswagen nivus highline 2021. Algumas duvidas: frente do corolla e muito baixo? Raspa facil em rampas? Motor do nivus e confiável para uso diario (rodo 100Km/ dia em rodovia) e a longo prazo? A suspensão do corolla e muito mais macia e confortável ou se equivalem? Como e o ruido a bordo e a qualidade dos bancos (conforto)? Obrigado! - pergunta enviada por Marcos 

Marcos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Vamos sua resposta de maneira objetiva: 

- Sim, a frente do Toyota Corolla é mais baixa e exige atenção para passar por algumas valetas e rampas para não raspar a parte inferior do para-choque. Por ser um crossover e oferecer maior altura em relação ao solo, bem como ângulos de ataque e saída mais favoráveis, o VW Nivus tende a encarar essas situações com mais desenvoltura. 

- Tanto o motor do VW Nivus quanto do Toyota Corolla destacam-se pela elevada eficiência e são sim bastante robustos. O VW aposta no turbo para oferecer um compromisso superior entre desempenho e baixo consumo, enquanto o 2.0 Dynamic Force aspirado opta por soluções diferenciadas, como a mescla entre as injeções direta e indireta. Em ambos você estará muito bem servido do ponto de vista mecânico. 

- Sobre a suspensão, é fato que o conjunto do Toyota Corolla em sua nova geração é bem mais sofisticado, em especial ao oferecer disposição multibraço no eixo traseiro. Com isso, ela oferece um compromisso singular entre conforto, estabilidade dinâmica e direcional, bem como precisão ao rodar. O VW Nivus adota um layout mais convencional, McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção entre as rodas traseiras, porém não fica devendo em termos de conforto e é um modelo agradável de ser dirigido. 

- Os dois modelos apresentam nível de ruído semelhante, com uma discreta vantagem para o Corolla. O banco do sedã também oferece um apoio para o corpo ligeiramente superior, em especial para as pernas. 

Hoje em dia encontramos o Volkswagen Nivus Highline com preço sugerido de R$ 112.950, valor que já inclui assistentes de condução interessante, em especial para você que roda constantemente em rodovias, como é o caso do controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC). O crossover topo de linha ainda tem como itens de série o alerta de colisão com frenagem autônoma, painel de instrumentos digital, revestimento interno de couro, central multimídia com tela de 10,1", acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com sistema de iluminação em LED, entre outros. 

O Toyota Corolla XEi, por sua vez, é mais caro, sendo tabelado em R$ 132.390 na maior parte do território nacional, e fica devendo os assistentes de condução. Os demais equipamentos de conforto e conectividade, em grande parte, são equivalentes. 

Logo, creio que ponderando tudo o que foi dito aqui você conseguirá estabelecer qual é o modelo mais indicado para você. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru