Olá César, estou querendo comprar um carro com isenção de PCD e vi que o Corolla já não é mais uma opção. Então estou entre o Etios XLS automático e o Versa SL CVT. Dirigi os dois, achei o Etios melhor de dirigir e o Versa melhor espaço interno. Tenho um Logan 2013 e no banco de trás cabe a cadeirinha do meu filho e as duas vovós não muito confortáveis. Vi que o Versa daria mais conforto pra elas, enquanto que no Etios não consegui avaliar se ficaria mais apertado atras ou se ficaria igual ao Logan.No test drive do Versa não deu tempo de ver o que todo mundo reclama dele, que é o barulho interno que o CVT faz ao se acelerar um pouco mais do que o normal, mas ele tem alguns itens que me agradam, como luz central, camera de ré e es pelhos no para-sol e alto falantes na frente e atrás, enquanto o Etios tem fixador de velocidade, computador de bordo mais completo com funções no volante.Aqui no Rio de Janeiro, o desconto PCD para o Versa, mas nada que seja relevante.Resumindo, estou muito perdido na escolha destes dois modelos, tenho medo de escolher o Versa por causa do espaço atrás e destas besterinhas ou se pego o Etios e as vovós ficarem mais apertadas no banco de trás. Por favor me ajude! - pergunta enviada por Alexandre Costa 

Alexandre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Sua dúvida é muito boa uma vez que envolve, na minha opinião, os dois sedãs compactos automáticos mais interessantes do mercado.

Pensando sobretudo na sua necessidade de espaço interno, no caso seu filho mais as duas avós, creio que ao optar pelo Nissan Versa você conseguirá acomodar com mais conforto todos os passageiros. Apesar do Toyota Etios Sedã não ser ruim nesse aspecto, pouco modelos se equiparam com a verdadeira "sala de estar" que é a cabine do Versa.

Partindo para a parte técnica, a transmissão de relações continuamente variáveis (CVT) do Versa é bem mais moderna, eficiente e sofisticada em relação ao câmbio automático de apenas 4 marchas do Etios Sedã. O Toyota até que consegue entregar bons números de consumo, mérito em grande parte do bom motor 1.5 16V, porém é inegável que a caixa CVT do Versa é superior.

Com relação ao nível de ruído, como o CVT tende a fixar algumas faixas de rotações dependendo da situação, quando se busca mais desempenho, por exemplo, é comum a sensação de que o motor está "gritando" muito. Pensando nisso, um aprimoramento realizado pela Nissan em paralelo à chagada do câmbio CVT ao Versa foi a melhora do isolamento acústico do modelo, algo que é nitidamente percebido.

Além de melhor equipado em relação ao Etios Sedã XLS, o Versa SL CVT oferece acabamento ligeiramente superior em relação ao Toyota. Recursos como a central multimídia com navegador presentes no Nissan são diferenciais que valem a pena serem levados em conta. 

Logo, Alexandre, creio que o Nissan Versa é a melhor escolha.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios