Boa noite, César! Pretendo comprar meu primeiro carro, porém dentre tantas opções estou na dúvida. Posso comprar um carro até 60 mil reais, dando 40 mil de entrada. Fazendo várias pesquisas, as opções que mais me chamaram atenção foi o Toyota Etios X 1.3 manual (o qual adicionaria um som) e o Honda Fit 2018 DX. Minha ideia é ficar 4 anos com o carro e trocar posteriormente por um carro até 85 mil. Caso escolha o Etios, pagaria em 12 meses o financiamento e por 3 anos juntaria o valor da parcela para, junto com o carro dar de entrada no próximo. Caso escolha o Fit, pagaria em 24 meses o financiamento e faria o equivalente com os 2 anos restantes. Um dos meus medos é escolher o Etios e a revenda se tornar bastante difícil com a chegada do Yaris. Qual seu conselho? Obrigado! - pergunta enviada por Romulo Sousa 

Romulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito interessante e nos permite levar em consideração uma série de questões envolvendo a compra de um automóvel pensando também na revenda alguns anos depois. 

Considerando seu excelente planejamento, que no médio prazo o permitirá dar um ótimo salto de valor na compra do seu segundo carro, creio que a melhor opção é partir para o Toyota Etios X manual

O que "pega" no caso do Honda Fit DX é o câmbio manual. Em modelos como o Fit, a procura pela transmissão automática é muito maior e isso se repercute na hora da revenda. O Fit é um modelo muito bem aceito no Brasil e com ótima reputação no mercado, mas não tenha dúvida que o Fit automático tem uma liquidez muito maior que um manual.

Logo, esse fator é muito mais relevante na hora da escolha que precisamos fazer do que o fato do Toyota Yaris chegar ao mercado em 2018. O Etios sempre foi o modelo de entrada da Toyota no Brasil, portanto destinado a um cliente diferente do Yaris, que vai ocupar um patamar de preço e tamanho superiores em relação ao Etios. 

Por fim, pesa a favor do Toyota o preço bem mais convidativo do que o Honda. O Etios X manual é tabelado R$ 46.880, enquanto o Honda Fit DX parte de R$ 58.700. Essa grande diferença de preço, além de impactar menos para o seu financiamento, vai lhe permitir começar sua poupança para o próximo carro de uma maneira antecipada. 

Assim como o Honda Fit, o Toyota Etios é um modelo que não deixa de ser ruim pensando na hora da revenda, a qual será pouco afetada pelo lançamento do Yaris em nosso pais na segunda metade de 2018. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios