Trailblazer V6 ou um SW4 2.7 flex para o uso urbano?

Leitor quer saber se vale a pena optar pelos SUVs grandes com motorização gasolina ou flex e pediu a ajuda do Guru
Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer

Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Caro Senhor César, boa tarde. A compra de uma Chevrolet Trailblazer v6 3.6 para quem roda pouco na estrada pode ser considerada uma compra "racional" em razão da diferença de preço para a versão diesel? E se a comparação for entre a Trailblazer V6 3.6 e a Toyota SW4 Flex, ambas com o uso mais urbano - pergunta enviada por Marcelo 

Marcelo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é muito interessante uma vez que nos permite avaliar alguns pontos em relação a dois dos principais SUVs grandes do mercado. 

De fato a diferença das opções a gasolina, no caso da Chevrolet Trailblazer 3.6 V6, e flex, no caso do Toyota SW4, para as configurações diesel é de fato muito alta, fazendo-se necessário levar em consideração o tipo de uso e o seu perfil no que diz respeito ao custo de propriedade e consumo de combustível. 

Se a sua ideia é comprar um dos dois SUVs para o uso cotidiano, é bom ter em mente que o consumo dos modelos em suas versões mais acessíveis é bem elevado. Apenas por uma questão de paridade, uma vez que o 3.6 V6 do Traiblazer aceita apenas gasolina, ele é capaz de entregar médias de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com o combustível em questão. O SW4 2.7 flex, por sua vez, alcança médias de 7,1 e 8,5 km/l, respectivamente. 

Logo, entre os dois modelos, creio que é mais interessante optar pelo Chevrolet Trailblazer 3.6 V6. Além de um consumo semelhante, o Chevrolet entrega um nível de desempenho superior e traz a vantagem de possuir tração 4x4, algo que o SW4 flex não oferece. A diferença de preço entre os dois SUVs com essas motorizações e 7 lugares não chega a ser tão grande assim, com ambos na faixa entre R$ 180.000 e R$ 190.000, e o Trailblazer oferece um pacote mais interessante.  

Se você vai rodar mais na cidade, a questão da maior autonomia proporcionada pela motorização diesel acaba não sendo um critério decisivo, mas tenha em mente que o seu gasto com gasolina e as paradas no posto de combustível serão muito mais frequentes com o Trailblazer a gasolina, resultando em um custo por quilômetro mais caro. Contudo, se o seu deslocamento não engloba distâncias muito grandes, de fato o preço de aquisição bem superior do Traiblazer 2.8 de fato mostra-se pouco justificado. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru