Prezado Guru: Pagar 45.000,00 numa Strada CD 1.4 ou o mesmo valor numa Mitsubishi L200 ano 2010 a diesel, qual é mais vantagem levando-se em conta que dizem que a Strada quebra toda hora e as peças seriam baratas, enquanto a L200 (ou Ranger por exemplo), dificilmente quebra, porém quando isso acontece, dizem que as peças são caríssimas. Segunda pergunta: entre as pickups a diesel usadas cabine dupla na faixa de 45.000,00, portanto, com mais de 6, 7, 8, 9, 10 anos, qual compensa mais, observando o custo benefício:Hilux entre 1999 a 2005; Ranger entre 2005 a 2009; S10 entre 2005 a 2010; Mitsubishi L200 entre 2007 a 2011, todas a diesel. Terceira pergunta: Comprar uma Mitsubishi Pajero Dakar 2008 a diesel para quem tem orçamento curto estando acostumado com carros populares, é financeiramente perigoso ? Pergunto inclusive porque acredito que um carro acima de 8 ou mais anos, já esteja próximo do final de vida de muitas de suas peças originais por desgaste normal de horas de uso - perguntas enviadas por Sidney Pereira Menezes 

Sidney obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Resolvi unificar suas três perguntas, que tratam de um mesmo tema, para respondê-las de maneira conjunta. 

De fato quando a gente compara uma picape compacta, como a Fiat Strada, com modelos de maior porte e nota que é possível adquirir esses veículos por um valor semelhante, já nos desperta logo uma vontade de subir esse degrau.

Modelos como as picapes médias a diesel são reconhecidas pela elevada robustez mecânica, até porque podem ser usadas para aplicações mais pesadas. Dentre todos os que você citou, a Mtsubishi L200 e a Toyota Hilux são as que entregam os conjuntos menos suscetíveis a quebra, inclusive quando sujeitas ao uso mais severo. Sendo assim, como você cita que é possível encontrar unidades da L200 com o valor que você está disposto a pagar com cerca de 5 anos de uso, ela seria a melhor escolha. Na mesma linha, o Mitsubishi Pajero Sport ano 2008 também é uma alternativa que você deve considerar. Se você não precisa da caçamba, ou seja, não tem o costume de levar cargas muito grandes, o SUV grande conta com uma proposta mais interessante.

Só fique atento ao estado geral dos modelos e se as manutenções foram feitas corretamente. Nessa hora, contar com a ajuda de um mecânico de confiança para inspecionar o veículo pode ajudar bem a evitar possíveis "surpresas". De fato, como o Sidney destaca na pergunta, a manutenção de um carro a diesel custa mais caro do que um carro a gasolina, sobretudo os "populares", quando envolve a troca de peças. Por esse mesmo motivo, não aconselho você optar por um modelo desse tipo beirando os 10 anos de uso a não ser que você conheça muito bem a procedência. 

Por fim, com relação ao "risco" de se adquirir um modelo a diesel usado, é claro que ele sempre vai existir. Se o baixo custo de manutenção é um item primordial, talvez seja interessante rever a escolha. Contudo, vale a pena pesquisar bem os modelos da Mitsubishi desde que não com uma idade muito avançada e levá-lo para um bom pente fino de um técnico de confiança. Se ele der o aval, vale a pena tentar. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

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