Trocando um VW Passat 2018: leitor pede sugestão de SUV médio

Leitor está em dúvida entre três modelos e pediu nossa ajuda
Volkswagen Passat 2018

Volkswagen Passat 2018 | Imagem: Divulgação

Olá César, tudo bem? Pretendo trocar o meu sedan por um SUV. Tenho um PASSAT 2018 que acho um carro espetacular, mas por conta de já ter saído de linha no Brasil e por já estar fora da garantia, tenho analisado migrar para um SUV e fiquei em dúvida em 3 veículos dos quais gostaria da sua opinião. (Compass Limited 1.3T, Peugeot 3008 ou Tiggo 8)? Sem comparar a diferença de valores que existe entre eles, o 3008 pra mim seria minha escolha, porém não sei se é um carro bem aceito no mercado. Particularmente sempre tive receio de carros Franceses pois o Brasileiro sempre olhou com certa rejeição apesar da marca estar se esforçando para mudar isso, mas confesso que esse 3008 me faz pensar muito na aquisição. Acho o carro fantástico! Já o Tiggo 8 parece ser um bom produto, porém é algo relativamente novo no mercado brasileiro, o que me deixa um pouco receoso com relação a durabilidade e aceitação de mercado, mas parece ser um bom produto. Já o Compass é o lider do mercado e apesar de não ser a minha principal escolha talvez seja a melhor opção pensando em mercado e na revenda. Qual é a sua opinião a respeito já que tenho o lado "emocional" no 3008, o lado "racional" no Compass e o lado "novidade" no Tiggo 8? Lhe agradeço pela ajuda e parabenizo seu trabalho. Sempre acompanho suas publicações - pergunta enviada por Ricardo

Ricardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço pela audiência! 

Ricardo sua avaliação é precisa e você classificou muito bem os três SUVs de acordo com as qualidades de cada um. 

Colocando tudo na balança, creio que o Peugeot 3008 ainda surge como a escolha mais equilibrada. 

De fato a desvalorização do modelo francês pode ser bem mais acentuada em relação a um carro nacional consolidado como é o caso do Compass, entretanto o Peugeot vai lhe oferecer muito mais em termos de espaço interno, porta-malas, design e o acabamento interno bastante singular. 

Seu VW Passat atual é um carro que se destaca pela dinâmica excelente e o comportamento ao volante irretocável, atributos que também são compartilhados pelo Peugeot 3008, o que poderá facilitar sua migração para o SUV médio. 

O CAOA Chery Tiggo 8 tem a vantagem inegável dos 7 lugares e um nível de espaço interno e versatilidade superiores, entretanto o modelo deve em termos de assistentes de condução. 

O SUV francês, por exemplo, traz de série o Peugeot Driver Assist Plus, o qual agrega o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, comutação automática entre os fachos alto e baixo dos faróis, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, entre outros. 

Com seus 165 cv de potência, o motor 1.6 turbo com injeção direta acelera o Peugeot 3008 de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos, reforçando seu compromisso com a performance esportiva. 

Talvez com o advento da Stellantis e um reposicionamento tanto da Peugeot quanto da Citroën no Brasil, a questão da aceitação das duas marcas no mercado brasileiro deverá melhorar graças à gestão assertiva do novo conglomerado. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru