Trocar de carro para levantar dinheiro: o que devo levar em conta?

Leitor precisa fazer uma reforma na residência e vai utilizar o carro para financiar a obra
Aumento do ICMS na venda de carros novos e usados terá impactos negativos no mercado

Aumento do ICMS na venda de carros novos e usados terá impactos negativos no mercado | Imagem: Reprodução internet

Preciso trocar meu Kicks SV 2018 por um mais barato pois estou precisando da diferença para uma pequena reforma.. qual opção seria mais acertada: (considerando que todas estão em ótima conservação e manutenção em dia e km aceitável) Sportage EX2 2013, New Outlander 2.0 14/15 ou Asx 4x2 2016? Ou será que ser bem racional pegando um HB20S 2018 seria a saída? - pergunta enviada por Bruno

Bruno obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando que a troca do seu atual Nissan Kicks tem como objetivo primaz levantar recursos para a obra em sua residência, creio que a saída racional, ou seja, optar pelo Hyundai HB20S seminovo parece o caminho mais prudente a ser tomado. 

O três volumes compacto é um modelo de elevada liquidez, portanto, caso você tenha como preferência voltar para um SUV assim que a reforma acabar, será fácil revendê-lo. O HB20S ainda conta com diferenciais como os 5 anos de garantia, a mecânica robusta e o bom conjunto de maneira geral. 

Outro ponto em que a boa aceitação do HB20S faz diferença diz respeito ao fato dele preservar seu valor de mercado, algo importante se você pensa em substituir o modelo rapidamente. 

Já se você considera que é melhor permanecer na categoria de SUVs, das três opções que você pesquisou creio que o Mitsubishi ASX seria uma escolha bastante sensata. O modelo conta com um sólido retrospecto de robustez mecânica e o fato dele ser o mais novo do trio também é algo favorável. 

Creio que o Mitsubishi ASX também lhe permitirá uma transição suave em relação ao Kicks, uma vez que ambos contam os preceitos de projeto da escola japonesa (rodar suave e confortável, baixo nível de ruído e cuidado com a eficiência), além de contar com câmbio CVT como o representante da Nissan. 

Em resumo, creio que ao realizar uma operação pontual como é a troca de um carro com o objetivo de levantar uma quantia financeira, creio que vale mais a pena você optar por um modelo de elevada liquidez. Com isso, você consegue negociá-lo no futuro de forma mais rápida caso assim desejar. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru