Troco meu Compass Limited 2017 por um 2018, ou migro para um Peugeot 3008?

Leitor não sabe se permanece na marca e opta por um Compass 2018 ou parte para o SUV francês
Peugeot 3008 2018

Peugeot 3008 2018 | Imagem: Divulgação

Olá, caro guru! Devo trocar meu Jeep Compass Limited 2017 flex por um outro 2018, que agora vem com start/stop e carplay ou por um Peugeot 3008 novo? Grato - pergunta enviada por Daniel Ledo 

Daniel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sem dúvida nenhuma você seleciona dois ótimos carros, uma dúvida que inclusive pode passar pela cabeça de muitos consumidores do segmento uma vez que a nova geração do Peugeot 3008 mostra-se um modelo bem mais interessante e competitivo. 

Vamos começar nossa análise com um exercício de comparação do custo-benefício dos dois modelos. 

O consagrado Jeep Compass, que ocupa no acumulado de vendas até abril o posto de SUV mais vendido do Brasil, custa R$ 138.990 em sua versão Limited 2018. Isso lhe dá direito, além do mencionado start-stop e da central multimídia com os sistemas Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré, a uma ampla lista de itens de série. Figuram nela os 7 airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, chave presencial, detector de pontos cegos, faróis com iluminação xenon, rodas de liga leve aro 18", apenas para destacar alguns itens. 

Na outra ponta, o Peugeot 3008 de entrada parte de R$ 145.990 com um pacote também respeitável de equipamentos. Figuram nele as rodas de liga leve aro 19", teto solar panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico e massageador, dentre outros. 

Uma questão interessante que convido você a refletir, Daniel, é a questão do consumo, algo que percebo se mostrar relevante para você já que ambiciona trocar seu Compass 2017 atual sobretudo pela introdução do start-stop no Compass flex a partir da linha 2018. 

Mesmo com o recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado, o Compass 2.0 flex com o câmbio automático de 6 marchas não vai além de médias na casa de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina. O Peugeot 3008, nesse aspecto, traz como grande aliado o motor mais avançado, no caso o 1.6 THP com turbo e injeção direta. Sua desvantagem é que ele não pode rodar com etanol, mas ao menos entrega parciais de 9,5 km/l em ciclo urbano e, em rodovias, sua média gira em torno de 12 km/l. 

Com isso, fica nítido como a linha Fiat Chrysler hoje em dia carece de um motor de maior deslocamento mais moderno em relação ao 2.0 16V flex. Outra questão é que o desempenho no 3008 THP é superior sobretudo graças ao torque maior do motor 1.6 turbo, entregando 24,5 kgfm enquanto o 2.0 aspirado do Compass fica em 20,5 kgfm de você colocar etanol no tanque de combustível. 

Logo, Daniel, creio que nessa faixa de R$ 140.000 e ainda mais pensando na eficiência, o Peugeot 3008 é uma ótima compra. 

Espero ter ajudado!  

 
 
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru