Troco meu Compass Limited 2017 por um 2018, ou migro para um Peugeot 3008?
Leitor não sabe se permanece na marca e opta por um Compass 2018 ou parte para o SUV francês

Peugeot 3008 2018 | Imagem: Divulgação
Olá, caro guru! Devo trocar meu Jeep Compass Limited 2017 flex por um outro 2018, que agora vem com start/stop e carplay ou por um Peugeot 3008 novo? Grato - pergunta enviada por Daniel Ledo
Daniel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sem dúvida nenhuma você seleciona dois ótimos carros, uma dúvida que inclusive pode passar pela cabeça de muitos consumidores do segmento uma vez que a nova geração do Peugeot 3008 mostra-se um modelo bem mais interessante e competitivo.
Vamos começar nossa análise com um exercício de comparação do custo-benefício dos dois modelos.
O consagrado Jeep Compass, que ocupa no acumulado de vendas até abril o posto de SUV mais vendido do Brasil, custa R$ 138.990 em sua versão Limited 2018. Isso lhe dá direito, além do mencionado start-stop e da central multimídia com os sistemas Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré, a uma ampla lista de itens de série. Figuram nela os 7 airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, chave presencial, detector de pontos cegos, faróis com iluminação xenon, rodas de liga leve aro 18", apenas para destacar alguns itens.
Na outra ponta, o Peugeot 3008 de entrada parte de R$ 145.990 com um pacote também respeitável de equipamentos. Figuram nele as rodas de liga leve aro 19", teto solar panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico e massageador, dentre outros.
Uma questão interessante que convido você a refletir, Daniel, é a questão do consumo, algo que percebo se mostrar relevante para você já que ambiciona trocar seu Compass 2017 atual sobretudo pela introdução do start-stop no Compass flex a partir da linha 2018.
Mesmo com o recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado, o Compass 2.0 flex com o câmbio automático de 6 marchas não vai além de médias na casa de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina. O Peugeot 3008, nesse aspecto, traz como grande aliado o motor mais avançado, no caso o 1.6 THP com turbo e injeção direta. Sua desvantagem é que ele não pode rodar com etanol, mas ao menos entrega parciais de 9,5 km/l em ciclo urbano e, em rodovias, sua média gira em torno de 12 km/l.
Com isso, fica nítido como a linha Fiat Chrysler hoje em dia carece de um motor de maior deslocamento mais moderno em relação ao 2.0 16V flex. Outra questão é que o desempenho no 3008 THP é superior sobretudo graças ao torque maior do motor 1.6 turbo, entregando 24,5 kgfm enquanto o 2.0 aspirado do Compass fica em 20,5 kgfm de você colocar etanol no tanque de combustível.
Logo, Daniel, creio que nessa faixa de R$ 140.000 e ainda mais pensando na eficiência, o Peugeot 3008 é uma ótima compra.
Espero ter ajudado!