Um Audi Q3 2013 ou um Honda HR-V 2016?
Leitor quer trocar seu Fiat Grand Siena e pediu a avaliação do Guru dos Carros sobre a dupla

Audi Q3 e Honda HR-V | Imagem: AUTOO
Estou pensando em trocar de carro esse ano,tenho um gran siena e queria pegar um carro mais alto.estou entre Audi Q3 (2013) e Honda HR-V (2016), mas vi que o audi q3 tem uma desvalorizaçao um pouco alta e o hr v tem um cambio que faz um pouco de barulho. E ai o que você recomenda - pergunta enviada por Eduardo Vieira
Eduardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Não sei se vocês concordam, mas quando abordamos a escolha entre automóveis usados, geralmente acho mais interessante adotarmos uma postura cautelosa na decisão.
O Audi Q3 sem dúvida nenhuma é um excelente modelo e ele particularmente me agrada muito, em especial pela eficiência de seu conjunto mecânico quando equipado com o propulsor 1.4 TFSI. A grande questão, em especial na unidade considerada aqui, é a idade do modelo. Como já abordamos em um especial no Autoo, modelos com mais de 5 anos de uso geralmente dobram seu custo de manutenção. No caso do Audi Q3, é preciso ficar ainda mais alerta, uma vez que o valor de peças costuma ser elevado, mesmo com ele sendo fabricado no Brasil.
Com isso, o Honda HR-V 2016 desponta como uma alternativa bem mais racional. Ele é um modelo que entrega um habitáculo muito espaçoso e versátil, além de um conjunto mecânico também muito equilibrado. Ele pode não ter a mesma empolgação nas respostas ao volante que encontramos no Audi, porém é um carro com nível de desempenho dentro do que encontramos na categoria e com baixo consumo de combustível.
Dependendo da data de compra do HR-V, você ainda poderá rodar com o SUV compacto coberto pela garantia integral de fábrica, outro ponto positivo para a escolha pelo modelo.
Com relação aos ruídos no câmbio, confesso que já tive a oportunidade de avaliar o modelo algumas vezes e não me deparei com isso. O que ocorrer no modelo, porém é apenas uma característica do câmbio CVT, é o fato de que quando solicitado um desempenho melhor por parte do motorista, a transmissão costuma trabalhar com o motor em rotações mais elevadas, o que naturalmente aumenta o ruído interno, mas trata-se apenas de uma característica dessa caixa automática.
Logo, creio que entre os dois modelos o Honda HR-V 2016 é a escolha mais racional.
Espero ter ajudado!