Um Chevrolet Cruze LTZ 2017 ou um VW Virtus Comfortline 2018?

Leitor está em dúvida entre os dois sedans seminovos e pediu nossa ajuda
Volkswagen Virtus e Chevrolet Cruze

Volkswagen Virtus e Chevrolet Cruze | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Prezado Guru, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site e por tirar muitas duvidas dos leitores. Minha dúvida é a seguinte: Adquirir um Cruze Ltz 2017 ou um Virtus Confortline 2018? A minha duvida é (custo beneficio) entrando nessa conta depreciação, revenda, custo manutenção, revisões etc.? Na sua opinião, qual seria a melhor opção? - pergunta enviada por Eduardo 

Eduardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Fico feliz em poder ajudá-lo bem como a outros leitores. Conto sempre com a sua audiência!

Eduardo a questão levantada por você é muito interessante e nos faz considerarmos alguns pontos relevantes.

Por concepção, o Chevrolet Cruze LTZ é um sedan médio, portanto atua em uma categoria acima do Volkswagen Virtus. Com isso, podemos esperar do Cruze um automóvel mais completo, com desempenho superior, bom nível de equipamentos, entre outras vantagens.

Apesar do Virtus Comfortline contar com um motor de menor deslocamento, no caso o 1.0 turbo contra o 1.4 turbo do Chevrolet, e estar inserido em uma segmentação de mercado mais acessível, seu custo de manutenção não é inferior ao do Cruze, muito pelo contrário. Se somarmos as três primeiras revisões dos dois sedans, por exemplo, chegamos a um total de R$ 1.368 para o Cruze, enquanto o VW vai demandar um gasto de R$ 1.434 na mesma simulação.

Outro ponto é que a desvalorização do Cruze LTZ 2017 também é inferior em relação à de um Virtus Comfortline 2018, com o Chevrolet registrando uma perda média de 5% do valor por ano até o momento contra cerca de 7% do Volkswagen.

Apesar do público que opta por sedans médios ter a predileção pelos representantes japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, o Chevrolet Cruze também é muito bem aceito na categoria e não tem problemas de liquidez.

O Cruze se sobressai quando o assunto é performance e seu consumo, com médias de até 11,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina, não é tão maior em relação ao do Virtus Comfortline 1.0 TSI (11,2 e 14,6 km/l, respectivamente).

Logo, creio que ao optar pelo Cruze LTZ você fará uma ótima escolha, em especial se a unidade que você está pesquisando conta com o pacote avançado de tecnologia composto pelo assistente de estacionamento, alerta de pontos cegos, entre outros recursos.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru