Olá Guru. Gostaria da sua opinião entre o Novo Polo 1.0 Turbo Highline (aprox. 73 mil), o Kicks S CVT (aprox. 76 mil) e o Fit EXL (sai por 76 mil)? Procuro um carro voltado para o uso na cidade. Tenho 1 filho de 2 anos e pretendo ter outro filho no próximo ano - pergunta enviada por Fernando César 

Fernando obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito interessante já que reflete uma situação muito comum quando iniciamos as pesquisas para comprar um carro: quase sempre ficamos entre modelos de carrocerias diferentes, mas com valores semelhantes. 

Em primeiro lugar, você está em dúvida entre três excelentes modelos, sendo que, considerando que a família está aumentando e sua necessidade de espaço passará a aumentar, o Honda Fit até que começa essa disputa com relativa vantagem. O modelo é que oferece, de longe, o melhor aproveitamento da cabine e mais espaço interno para cinco passageiros. O porta-malas do Honda também é intermediário entre os 300 litros do Polo e os 432 litros do Kicks. O compartimento do Honda acomoda 363 litros e pode ajudar muito na hora de colocar objetos mais volumosos como o carrinho de bebê. 

A grande questão envolvendo o Fit pelo menos na minha opinião, Fernando, é que a Honda cobra caro demais por ele. Considerando os valores tabelados, o Fit EXL tem preço sugerido de R$ 80.900. Tudo bem que, por esse valor, o modelo até que oferece uma boa lista de equipamentos de série, com destaque para o revestimento de couro, faróis full LED, central multimídia com câmera de ré, navegador e suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital, dentre outros. Só que o Volkswagen Polo em sua nova geração oferece um pacote muito superior. 

Tomando como exemplo a versão Highline que você escolheu, se colocarmos todos os opcionais o preço do Polo atinge R$ 76.240. Por esse valor, o hatch entrega requintes exclusivos como o painel de instrumentos digital que atua de uma forma combinada com a central multimídia. Você também terá como diferenciais as rodas de liga leve aro 17", sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, a comodidade da chave presecial e a partida por botão, dentre outros equipamentos. 

O Polo Highline completo também traz de série todos os equipamentos do Fit EXL, porém conta com 4 bolsas infláveis. Mesmo assim, o novo Polo é um dos carros mais seguros do Brasil, o que é importante principalmente pensando no transporte de toda a família. 

Se não tem um interior tão versátil quanto o Fit, ao menos o Polo Highline compensa esse fato com um conjunto mecânico excelente. O motor 1.0 TSI é um dos melhores produzidos no Brasil e confere ao Polo um compromisso ímpar entre bom desempenho e economia de combustível. O câmbio automático de 6 marchas também lida bem com os mais de 20 kgfm de torque que o motor oferece. 

O Nissan Kicks S CVT, por sua vez, fica devendo muito para o Polo Highline em termos de equipamentos, apesar do conjunto mecânico também muito eficiente mas que não oferece o mesmo nível de desempenho do Polo Highline. 

Por tudo isso, Fernando, creio que ao optar pelo Volkswagen Polo você levará para casa um modelo que entrega muito mais pelo dinheiro investido. Se você aceita uma sugestão e acha que precisa de mais espaço em relação ao que o Polo oferece, em janeiro de 2018 chegará às lojas o sedã Virtus, que é um derivado do Polo. A vantagem do modelo será o porta-malas um pouco mais espaçoso, o que pode ajudar a acomodar todas as bagagens de sua família. Caso você não tenha pressa na aquisição de seu próximo carro, talvez seja interessante aguardar. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios