TENHO UM HONDA HR-V LX CVT 2017, VOU TROCAR ELE NO FINAL DO ANO.ESTOU COM UMA DÚVIDA, ENTRE UM HR-V TOURING TURBO E UM JEEP COMPASS LIMITED DIESEL ! QUAL A MELHOR OPÇÃO! - pergunta enviada por Carlos 

Carlos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A Honda chegou ao mercado causando polêmica com seu HR-V Touring 2020 tabelado em nada mais nada menos do que R$ 139.900, valor que praticamente o posiciona em um outro patamar dentro do mercado. 

Que o Honda HR-V Touring conta com inegáveis qualidade isso é indiscutível, começando pelo eficiente motor 1.5 turbo, a cabine versátil e espaçosa e o bom porta-malas, mas pagar quase R$ 140 mil no modelo de fato é um pouco exagerado. 

A estratégia da Honda é focar em um cliente muito específico, em especial quem já é dono de um HR-V hoje em dia e gostaria de realizar um upgrade em termos de performance e equipamentos sem abrir mão do modelo. 

A grande questão é que, se você está aberto a considerar mais opções, vale bem mais a pena partir para o Jeep Compass Limited diesel. 

Começando pelo conjunto mecânico, o Compass diesel tem um recurso muito relevante e que não é oferecido mesmo no HR-V Touring: estamos falando o sistema de tração integral. Mesmo que você não utilize o modelo para percorrer vias não asfaltadas, o recurso é um importante aliado do ponto de vista da segurança ativa, aprimorando o controle direcional do carro e evitando acidentes mais graves. 

O Compass Limited diesel é tão bem equipado quanto o HR-V Touring, só devendo mesmo o teto solar panorâmico de série. A Jeep, contudo, o oferece como um opcional por R$ 8.300. De qualquer forma, só no Compass Limited diesel você encontrará recursos mais avançados de fábrica, como o assistente de estacionamento, por exemplo. O Compass Limited ainda conta com rodas de liga leve aro 19" e o airbag para o joelho do motorista, recursos ausentes no HR-V Touring. 

Em termos de desempenho, os dois modelos são muito bem servidos por seus conjuntos mecânicos, mas vale a pena mencionar que existe uma diferença na entrega de potência e torque entre os dois modelos até mesmo pela concepção de seus motores. O 2.0 turbodiesel do Jeep prioriza o torque em baixas rotações, proporcionando acelerações e retomadas bem vigorosas, portanto bom para o uso urbano. Já o 1.5 turbo do HR-V mira na elasticidade e na potência generosa para entregar uma performance mais interessante na estrada. De qualquer forma, nenhum dos dois SUVs fica devendo nesse aspecto. 

Caso você rode muito, a maior autonomia e o menor custo do diesel em relação à gasolina (único combustível aceito pelo HR-V Touring) pode lhe proporcionar um custo por quilômetro menor, reduzindo seu custo de propriedade com o Compass diesel. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Compass Limited diesel você fará uma escolha mais interessante. 

Espero ter ajudado!  

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios