Um Jeep Compass Longitude flex ou um Audi Q3 Ambiente 2017?
Leitor está em dúvida entre os dois SUVs médios e pediu uma orientação do Guru para definir a compra

Audi Q3 e Jeep Compass | Imagem: Montagem Autoo
César, bom dia! Tenho no radar 2 veículos de preço praticamente igual, um Jeep Compass Flex longitude 0km, e um Audi Q3 2017 Ambiente 1.4 Flex, com cerca de 20000 km. Qual vale mais a compra? Os custos do Q3 (revisão, seguros), são muito maiores? O Carro seria para uso familiar, urbano principalmente e viagens esporádicas - pergunta enviada por José Antonio
José obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se o Audi Q3 que você pesquisou estiver em boas condições e com a documentação sem nenhuma pendência, creio que vale mais a pena optar por ele.
A escolha entre o Audi Q3 e o Jeep Compass com motorização flex se dá, pelo menos na minha opinião, muito mais por uma questão do conjunto mecânico.
O motor 1.4 TFSI flex presente no Audi Q3 é muito mais eficiente graças ao turbo e à injeção direta de combustível. Tanto no Q3 como no Jeep Compass Longitude flex 0 km você encontrará também o start-stop, recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado, porém, no caso do Compass flex, ele não é suficiente para que o Jeep se equipare ao Audi em termos de eficiência.
Além de consumir bem menos, temos médias de até 10,2 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com gasolina no caso do Q3 e apenas 8,8 e 10,8 km/l, respectivamente, para o Compass flex, o Audi entrega um nível de desempenho superior graças ao maior torque.
Em termos dos custos de propriedade, o Audi Q3 cobra o fato de pertencer a uma marca premium. Ao longo de 5 anos, portanto realizando as revisões até 50.000 km, você terá gasto com ele R$ 8.335. No caso do Jeep Compass flex o custo de revisões é de R$ 2.925 até os 48.000 km (as revisões do modelo são feitas a cada 12.000 km). Vale a pena destacar, contudo, que a garantia de fábrica do Audi vale por apenas 2 anos, portanto após esse período você pode fazer as revisões em uma oficina mecânica de sua confiança. Em relação ao seguro, é interessante pedir uma cotação ao seu corretor de confiança uma vez que os valores podem variar bastante dependendo do perfil.
Outro ponto é que carros do nível do Compass ou o Q3 costumam ter valores de peças mais elevados, porém é algo comum aos dois modelos. A bateria de carros que contam com sistema start-stop, por exemplo, costuma ser em torno de três vezes mais cara do que uma bateria comum.
De qualquer forma, apesar do custo de manutenção mais salgado, creio que o Audi Q3 entrega um conjunto mais interessante para grande parte do uso, seja rodoviário ou na cidade. A bordo do Q3 você também encontrará bom nível de espaço interno e porta-malas adequado ao uso familiar.
Espero ter ajudado!