Um Kia Picanto automático 2014 ou um VW up! I-Motion 2015?

Leitor quer um carro mais confortável para o uso urbano e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Kia Picanto

Kia Picanto | Imagem: Divulgação

Caro Guru, desejo comprar um subcompacto ou compacto automático ou automatizado para uso predominantemente na cidade. Não costumo pegar estrada. Apenas 1 vez no mês preciso fazer visita a uma cidade 280km distante da minha. Atualmente uso um prisma (versão 1.0, ano 2010) e em relação a tal viagem não sinto dificuldade em razão do motor. Na cidade, porém, me sinto fadigado em relação ao câmbio manual e dificuldade em arrancada nos semáforos. Pequeno espaço não é problema. Desejo apenas conforto, economia e segurança. Pretendo dispor entre 30 e 35 mil em um carro seminovo que atenda aos requisitos acima. E, em minhas pesquisas, me deparei com duas opções: kia picanto (2014) e Volkswagen up i-motion (2015). E aí? Qual a melhor opção? - pergunta enviada por Luiz 

Luiz obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entre o Picanto e o Up!, recomendo muito mais a você optar pelo Kia. 

O principal motivo diz respeito ao tipo de câmbio utilizado por cada um dos modelos. 

Enquanto o Volkswagen up! I-Motion utiliza uma caixa manual automatizada, o Kia Picanto recebe um câmbio automático convencional, com conversor de torque, conjunto mais interessante em relação ao do up!. 

O up! pode ter a vantagem de contar com 5 marchas, porém seu câmbio conta com os nada agradáveis "soluços" a cada troca de marcha por uma própria limitação do sistema. Esses "engasgos" a cada troca de marcha sacrificam o conforto e comprometem o rodar do VW. 

Já o Picanto 2014 pode contar com apenas 4 marchas, porém sua transmissão automática é bem mais confortável. Com um bom motor 1.0 de 3 cilindros, o subcompacto consegue médias interessantes podendo alcançar até 11,5 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina. 

Logo, se espaço interno não é problema para você, vale muito a pena optar pelo Kia Picanto automático 2014. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru