César, como vai? Estou querendo trocar de carro e estou em dúvida entre dois modelos, são eles Focus Titanium Plus AT 2.0 e Golf Highline 1.4 Tsi. Na minha modéstia opinião, o Golf é mais carro, tanto pela potência, esportividade mecânica e melhores acabamentos. Porém como você deve vir lendo a respeito, os rumores sobre o Golf fabricado no Brasil, terá como as duas principais mudanças a troca do câmbio Dsg pelo Tip tronic e da suspensão multilink pelo eixo de torção. O que da uma desanimada, o carro era perfeito. Já o Focus, tem um aparato tecnológico muito bom, porém não tem a pegada mais forte do motor turbo do Golf, e tem o acabamento bem inferior, mas acredito ser uma boa opção também, pelo custo X benefício. Qual seria sua opinião entre esses dois modelos? Obrigado pela ajuda. Grande abraço - Pergunta enviada por Eduardo Oliveira

Eduardo obrigado por enviar sua questão para o Guru dos Carros! Espero ajudá-lo da melhor forma possível.

Eu concordo com você e também acho o Volkswagen Golf o melhor hatch médio atualmente no mercado, seguido de perto pelo Ford Focus. O grande diferencial do VW de fato reside no motor 1.4 TSI (turbo com injeção direta), que confere um compromisso ímpar em termos de desempenho e economia de combustível.

De fato circulam muitas especulações sobre o futuro Golf nacionalizado, que estreará muito em breve. Com relação a suspensão, é bem possível que somente a nova versão de entrada com motor 1.6 16V adote a configuração eixo de torção para as rodas traseiras. Vale destacar que isso já ocorre com o Jetta, por exemplo, em que a versão 2.0 aspirada usa esse tipo de suspensão, enquanto ela é do tipo multibraço no 2.0 turbo (Highline). Já no que diz respeito à transmissão, o rumor é forte de que a VW passe a "casar" o 1.4 TSI, que vai virar flex, com a caixa automática de 6 marchas. Ela, de qualquer forma, pode não ser tão eficiente como a de dupla embreagem, porém é mais robusta e menos suscetível a quebra. Mas somente após a apresentação do carro teremos todas essas dúvidas sanadas. 

O Focus, por sua vez, de fato entrega um custo-benefício muito bom, além de um belo cardápio de itens de série e opcionais, algo comum entre os dois hatches. Mesmo assim, o Golf ainda prova ter um conjunto superior pela montagem impecável e a qualidade de seu projeto. É comum, por exemplo, encontrarmos algumas folgas excessivas na carroceria do Focus, o que depõem contra.

Resumindo, Eduardo, mesmo caso essa infeliz mexida para pior no Golf se concretizar, mais pela suspensão do que pelo câmbio, acho que ele ainda vale a pena! Infelizmente as transmissões com dupla embreagem e cárter seco carecem de mais resistência, portanto a decisão da VW pode até ser acertada.

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios