Bom dia César. Tenho interesse em adquirir uma picape compacta e sempre vi a VW Saveiro como uma boa opção, em especial agora com o modelo de cabine dupla. Entretanto, hoje a FIAT TORO tem me chamado atenção. Essa é a minha dúvida: VW/Saveiro cabine dupla completa ou FIAT TORO 1.8, no modelo de entrada? - pergunta enviada por Caio  

Caio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Se desconsiderarmos promoções e iniciativas pontuais das fabricantes, hoje encontramos a Fiat Toro Endurance 1.8 manual tabelada em R$ 94.990 (mas sabemos que a marca italiana costuma praticar um preço bem mais agressivo para o modelo...), enquanto a Volkswagen Saveiro cabine dupla pode custar até R$ 87.490 na versão Cross com pintura metálica. 

Até por conta do porte menor, a Volkswagen Saveiro Cross cabine dupla entrega um nível de equipamentos superior mesmo custando bem menos. A picape compacta alemã sai de fábrica até mesmo com revestimento interno de couro, central multimídia, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis, entre outros. 

A grande questão é que, na Fiat Toro, você encontrará um veículo mais versátil caso esteja considerando uma picape compacta pela necessidade de transportar mais pessoas. A Toro conta com uma capacidade efetiva para cinco adultos e traz um projeto mais sofisticado, contemplando inclusive a suspensão traseira independente. Além disso, a Toro conta com uma caçamba mais generosa seja do ponto de vista do volume bem como do peso que é capaz de transportar, com, respectivamente, 820 litros e 650 kg, contra 580 litros e 607 kg da Saveiro Cross cabine dupla. 

Como já avaliamos no Autoo, a Toro 1.8 manual agradou em nosso primeiro contato com o modelo sobretudo pela precisão do câmbio e as respostas dinâmicas satisfatórias. Além disso, as duas picapes também contam com os controles de tração e estabilidade de série. 

Caso você não abra mão de equipamentos de conectividade e segurança, é possível equipar a Toro com central multimídia, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros. 

Logo, creio que ao optar pela Fiat Toro você estaciona na garagem de casa uma picape mais versátil e prática, com destaque para a cabine projetada para transportar um número maior de passageiros, além de compartimento para cargas maior e mais robusto na capacidade. 

Em que pese o fato de que as picapes compactas-médias, como é o caso da Toro, terão maior liquidez e menor desvalorização quando equipadas com transmissão automática, se o câmbio manual lhe agrada e é a sua preferência, a picape mostra-se muito competente nessa configuração. 

Espero ter ajudado!  

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios