Vale a pena comprar um 4x4 mais antigo?

Leitor mora em uma região litorânea e gostaria de um veículo mais robusto
Mitsubishi Pajero TR4 2014

Mitsubishi Pajero TR4 2014 | Imagem: Divulgação

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um classic antigo (2012) e pretendo trocar de carro no futuro. Moro em região com praia e gostaria de comprar um 4x4. A minha dúvida é quanto ao ano de fabricação....4x4 antigo vale a pena? Caso sim, até que ano? Pergunto isso pois os carros novos estão muito caros - pergunta enviada por Leonardo 

Leonardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De modo geral, não há nenhuma restrição e vale a pena sim optar por um veículo 4x4 usado. Aliás, é até mais interessante optar por um modelo com essa configuração dada a robustez superior que esses automóveis entregam do ponto de vista mecânico. 

Para lidar com o sistema de tração integral ou 4x4, geralmente os carros com esse tipo de conjunto oferecem suspensões mais robustas e mais adaptadas ao nosso piso de maneira geral, o que é muito interessante. 

Sobre a questão do ano, Leonardo, independente do tipo de veículo creio que não é interessante ir muito além dos 5 anos de idade para o veículo que você considerar a compra. 

Em qualquer automóvel, a partir dos 5 anos de uso os custos com manutenção chegam a dobrar em relação a um veículo abaixo desse tempo. Logo, começam a surgir reparos mais onerosos, como a troca de pneus, amortecedores, bateria, entre outros. 

Claro que, em suas pesquisas, você pode encontrar algumas opções com essa manutenção preventiva mais "pesada", por assim dizer, já efetuada, o que até justificaria optar por um modelo com pouco mais de 5 anos se for o caso. 

Pensando no seu desejo de um legítimo 4x4 para usar nas praias, talvez seria interessante você considerar algumas opções como o Mitsubishi Pajero TR4, por exemplo, ou até mesmo o Suzuki Jimny nacional. O Pajero TR4 é um modelo de maior porte e vai lhe oferecer um pouco mais de espaço interno e porta-malas. Ainda como ponto favorável, destaque para o sistema de tração extremamente capaz do Mitsubishi, que inclui reduzida. 

O Jimny, por sua vez, é um modelo bem menor e que não fica para trás no quesito valentia na hora de encarar vias não pavimentadas, com a vantagem do preço mais acessível aliado ao menor consumo. O Suzuki, porém, fica devendo um rodar mais estável sobretudo em velocidades mais altas. Para o uso cotidiano, porém, ele é bastante adequado. Uma de suas limitações é que basicamente ele transporta duas pessoas, já que seu porta-malas é apenas "figurativo" e duas pessoas dificilmente se instalam com conforto no banco traseiro. De qualquer forma, é uma opção a ser considerada. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru