Vale a pena comprar um Ford EcoSport com o câmbio PowerShift?

Leitor quer saber se deve optar pelo modelo mesmo com o retrospecto de problemas
Ford EcoSport 2017

Ford EcoSport 2017 | Imagem: Divulgação

Circulam na internet várias reportagens dizem que a Ford abandonará o câmbio Powershift devido aos constantes defeitos e grande número de reclamações, o que leva a pensar se vale o risco na compra de uma Ecosport 1.6 SE Powershift, mesmo com os 3 anos de garantia? Fora a polêmica do câmbio Powershift, o consumo do modelo 1.6 é bom para o uso urbano - pergunta enviada por Felipe Bueno 

Felipe obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato a questão envolvendo a transmissão de dupla embreagem da Ford é muito polêmica. Na verdade, o que ocorre no momento é que a fabricante resolveu abandonar o nome PowerShift para o câmbio até mesmo pela péssima reputação que ele acabou recebendo. Mudança mesmo desse componente talvez só na próxima geração do produto, que ainda levará algum tempo. Em 2017 o EcoSport vai estrear um pesado facelift, que trará algumas melhorias não só estéticas, mas sobretudo no acabamento e nível de equipamentos. 

Quando procurada, a Ford manifesta que já resolveu as falhas envolvendo a transmissão com a troca do material da embreagem e recalibrando o sistema, o que, segundo ela, já está sendo adotado nos carros mais recentes e elimina falhas futuras do projeto. 

De fato, se fosse um conjunto confiável, o Ford EcoSport entregaria um dos powertrains mais interessantes do segmento, já que o motor 1.6 16V é moderno e eficiente, e as trocas rápidas do câmbio de dupla embreagem colaboram para melhorar o desempenho e a economia de combustível. 

Eu creio, Felipe, que também não podemos ser avessos à palavra da montadora e ela merece nossa boa fé, contudo, mesmo assim, só compraria um EcoSport automático se fosse novo (vale a pena esperar o facelift) e manteria o cronograma de manutenção em ordem para não perder a garantia. Em paralelo, ficaria atento com o comportamento do carro para monitorar caso algum problema apareça nesse período. 

Com o câmbio de dupla embreagem e motor 1.6 16V, o EcoSport FreeStyle entrega parciais de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, ambas com gasolina, números que podem ser considerados muito bons dentro do segmento. 

É isso, espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru