Olá, estou planejando trocar meu veículo por uma SW4, muitos me orientam a adquirir uma SW4 a diesel, pelo seu torque em especial. Hoje estou com um Corolla 2017 mas pretendo mudar para uma SUV. Fato é que hoje não tenho condições de já entrar na linha SUV à diesel mas uma FLEX seria possível hoje, mais precisamente em janeiro pois tema a desvalorização quanto ao ano. Considerando que meus trajetos na sua maioria serão urbanos pergunto: Vale à pena uma SW4 FLEX - pergunta enviada por Anderson Teixeira 

Anderson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Quando partimos para o segmento dos SUVs de grande porte, como é o caso do Toyota SW4, a questão da motorização diesel é muito falada não só pelo torque em si que esses propulsores entregam, mas sobretudo por dois fatores: o mercado de pós-venda e o consumo. Vou detalhar cada um deles adiante. 

Mercadologicamente falando, seja nas picapes médias, como é o caso da Toyota Hilux, ou partindo para a categoria do SW4, o público desse tipo de veículo tem preferência pelas versões a diesel. Não por acaso, elas dominam o mix de vendas desses carros. Logo, ao optar pelo SW4 diesel você terá maior liquidez no mercado de usados quando quiser trocar de carro, além de uma desvalorização mais comedida. Claro que existe demanda sim por SUVs grandes com motorização flex, porém são clientes bem mais específicos. 

Já falando sobre o consumo e autonomia, como um veículo do porte do SW4 ultrapassa as 2 toneladas de peso e ainda lida com uma estrutura muito robusta com o peso adicional do chassi, geralmente o consumo desses modelos é alto. Logo, é preciso estar com a mente e o bolso preparados além de não se importar em ter que parar no posto de combustível com mais frequência e lidar com o custo maior de manter um modelo como a SW4 flex. Vale destacar que, com etanol, o modelo consome 4,9 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada. Com gasolina, as médias alcançam 7,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente. Nesse ponto o tanque de combustível de 80 litros do SW4 flex ajuda a melhorar a autonomia, que pode girar em torno de 430 km com etanol ou 620 km com gasolina. No caso da SW4 a diesel, o utilitário alcança parciais de 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com a autonomia encostando nos 800 km. 

Logo, Anderson, a questão é que não há nenhum impeditivo de você escolher a SW4 flex, que até oferece um desempenho aceitável para um modelo de seu porte, porém é só ter em mente que seu custo com combustível será maior e talvez você demore um pouco mais para revender o veículo mais para frente. 

Se você aceita uma sugestão e quiser continuar na própria gama Toyota, o que você acha do novo RAV4 2017? O modelo foi recentemente atualizado e traz um habitáculo muito espaçoso e confortável, com o porte imponente de um SUV e um conjunto mecânico mais equilibrado para o uso urbano. Sem dúvida nenhuma é uma ótima alternativa. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

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