Olá Guru! Após muitas leituras sobre carros cheguei à conclusão que vou ficar com um seminovo com valor em torno de 80 mil e na minha lista sobraram apenas dois que oferecem as características que busco (tecnologia, conforto, segurança, qualidade mecânica e acabamento Premium).. São eles o Golf Tsi 1.4 com pacote exclusive e Fusion Titanium. Já li bastante sobre os problemas com o cambio DSG do golf e até onde sei a volkswagem tem substituído as peças sempre que o cliente vai atrás desta assistencia pois trata-se de um problema crônico e atinge em torno de 1/3 dos Golfs alemães e até alguns mexicanos. Visto isso nao considero isto um grande problema que venha a me fazer desistir do carro, lembrando também que o Fusion pode apresentar algo similar e a Ford de a mesma atenção pois ao que me consta o cambio do Focus apresentou algo do tipo e Ford estendeu a garantia por um longo tempo. Grato - pergunta enviada por Renato Alves 

Renato obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Como você já percebeu em sua profunda pesquisa, de fato as transmissões de dupla embreagem com 7 marchas utilizadas pelo grupo alemão estão gerando uma série de problemas, aqui no Brasil, para a Volkswagen e a Audi. Não é difícil encontrar relatos de donos de Golf e A3 que ficaram na rua após o câmbio simplesmente parar de operar ou depois de mensagens de alerta aparecerem no painel.

Em muitos casos a Volkswagen e a Audi, nos carros cobertos pela garantia, estão realizando os reparos necessário nos veículos, que, em alguns casos, requer a troca do câmbio inteiro, um conserto que não vai sair por menos de R$ 20.000. Na China, inclusive, a autoridade local obrigou a Volkswagen a convocar um recall para reparar os carros equipados com a transmissão DQ200, o que afetou mais de 640.000 unidades. Foi constatado que o uso de óleo sintético afeta o funcionamento do câmbio em especial em países com clima quente e úmido, sendo que a troca por um óleo mineral poderia ajudar a solucionar o problema.

De qualquer forma, Renato, ainda que você opte por um seminovo dentro do prazo de garantia, eu considero algo inadmissível um problema dessa gravidade envolver um veículo com a reputação e do nível de um Golf de sétima geração. Imagine só durante uma viagem com você e sua família e o carro simplesmente deixa de funcionar no meio da estrada à noite...

Por isso, creio que a opção mais segura, por assim dizer, seria partir para o Ford Fusion Titanium

Em termos de tecnologia, conforto e modernidade do conjunto propulsor, o Fusion Titanium não fica devendo em nada para o Volkswagen Golf. Além disso, seu motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, oferece desempenho que não deixa nada a desejar a um V6 aspirado, além de trabalhar muito bem em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades.

Outros trunfos do Fusion Titanium residem no bom espaço interno e o porta-malas mais amplo em relação ao do Golf. A central multimídia Sync presente no Ford também é excelente, com destaque para a praticidade que seus comandos por voz bem resolvidos e fáceis de operar permitem.

Por tudo isso creio que o Fusion Titanium seria uma opção mais interessante.

Espero ter ajudado

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios