ESTOU COM UMA DUVIDA CRUEL VOU DE Volvo XC 40 DE ENTRADA OU Lexus UX 250h TAMBÉM DE ENTRADA - pergunta enviada por Evangelito Souza 

Evangelito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre dois excelentes modelos, no caso SUVs compactos premium. Atualmente o Volvo XC40 de entrada é tabelado em R$ 174.950, já o Lexus UX 250h parte de R$ 169.990 na configuração Dynamic. Considerando o patamar de preço, temos praticamente um "empate técnico" no que diz respeito aos valores dos dois SUVs. 

É fato que, no quesito equipamentos, o Volvo é pouca coisa mais caro, porém traz alguns recursos a mais de grande importância. A central multimídia do XC40 de entrada, por exemplo, conta com tela de 9" e suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além disso o Volvo sai de fábrica com o importante sistema de alerta de colisão com frenagem ativa de emergência, o que pode evitar acidentes graves. No caso do Lexus UX 250h, temos apenas um rádio com tela de 7" por onde são exibidas as imagens da câmera de ré. Em um modelo nessa faixa de preço, ele não oferecer sequer um sistema de espelhamento de smartphones é algo inadmissível. De qualquer forma, tanto no Volvo XC40 quanto no Lexus UX 250h em suas versões de entrada você encontrará os faróis de LED, revestimento interno de couro, airbags laterais, de cortina e frontais, rodas de liga leve aro 18", entre outros itens. 

O nível de desempenho dos dois modelos é equivalente, com um 0 a 100 km/h na faixa de 8,5 segundos, o que já é muito bom, mas é inegável que, do ponto de vista da eficiência, o Lexus UX 250h está bem à frente do Volvo XC40 de entrada. O SUV mais acessível da Lexus chega ao país com um conjunto propulsor híbrido, mesclando um motor a gasolina e outro elétrico para entregarem juntos 181 cv de potência combinada. A vantagem, no caso do Lexus, será o consumo muito inferior em relação ao Volvo. Segundo dados oficiais, o Lexus entrega médias de até 16,7 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, enquanto o XC40 com seu 2.0 turbo fica em 9,5 e 11,9 km/l, respectivamente. 

Pesa também a favor do UX 250h toda a reputação de qualidade que a Lexus conquista em várias avaliações do tipo, quase sempre figurando no topo do ranking. 

Escolher entre dois modelos tão recentes e competentes como é o caso de XC40 e UX 250h é uma tarefa árdua, mas creio que, pelo que oferece em termos de conjunto mecânico, vale a pena destinar seu dinheiro para o Lexus. 

O UX 250h não é um modelo perfeito na medida em que deveria melhorar consideravelmente sua lista de equipamentos na configuração de entrada, mas não podemos ignorar todas as benesses que sua mecânica mais eficiente é capaz de proporcionar. Além de oferecer uma proposta em termos de tamanho e espaço interno semelhantes com o que encontramos no XC40, o Lexus é um modelo bem mais econômico e não compromete em nada o desempenho para isso. 

Logo, creio que ao optar pelo Lexus você fará uma escolha melhor pensando no custo-benefício e tecnologia de propulsão. 

Espero ter ajudado!  

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios