VW Polo 1.0 turbo, Polo 1.6 ou um Toyota Etios 1.3?
Leitora está em dúvida entre o Volkswagen e o Toyota e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação
Caro Guru, Não sei qual seria a melhor opção entre o Polo Hatch 1.6 e Polo Hatch 1.0 turbo, ambos com câmbio automático. É verdade, que o desempenho do motor 1,6 é melhor para o câmbio automático? Além desses dois modelos, não descarto o Ethios Hatch automático 1.3. Qual seria a melhor aquisição?Desde já, agradeço sua orientação e seus conhecimentos - pergunta enviada por Ana Laura Fialho
Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua pergunta é muito interessante e nos permite avaliar vários aspectos.
Em primeiro lugar, sobre o melhor motor para lidar com o câmbio automático, de uma forma bem resumida o que é mais importante nesse aspecto é avaliar o torque, ou seja, a força gerada pelo motor. A conta é simples: quanto maior é essa força, melhor o câmbio automático é capaz de operar e oferecer ao modelo um bom desempenho. No caso dos três modelos citados, a vantagem é muito favorável para o Volkswagen Polo com a motorização 1.0 TSI (turbo com injeção direta de combustível). Nessa configuração, o Volkswagen entrega 20,4 kgfm de torque, enquanto o mesmo Polo com motorização 1.6 16V compartilhando a caixa automática de 6 marchas oferece 16,5 kgfm. O Toyota Etios 1.3 X automático, por sua vez, conta com 13,1 kgfm de torque.
De uma maneira geral, Ana, o Volkswagen Polo 1.0 TSI é o hatch compacto que atualmente entrega o melhor conjunto dentro da categoria. Não só pela eficiência de seu motor 1.0 turbo, mas também pela arquitetura moderna e oferece alto nível de segurança ao carro, bem como o comportamento dinâmico acertado e o fato dele já oferecer na versão Comfortline os 4 airbags de série e os controles de tração e estabilidade. Claro que ele não é mais acessível como o Etios X automático, porém, por tudo que ela entrega, podemos dizer que a versão Comfortline oferece um bom custo-benefício. No Polo Comfortline você também vai encontrar equipamentos desejados hoje em dia, como a central multimídia com espelhamento para smartphones por meio do Apple CarPlay e o Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, dentre outros.
Hoje, o Polo Comfortline tem preço sugerido de R$ 68.120, mas muitas concessionárias oferecem o modelo em promoção com um valor mais competitivo. É fato que, no quesito preço, o Etios X 1.3 automático de R$ 54.490 é bem convidativo e ainda conta com os controles de tração e estabilidade de série. O Polo 1.6 automático de R$ 62.690 é a escolha intermediária, porém os controles de tração e estabilidade são opcionais, bem como a central multimídia.
O Etios X automático tem uma proposta diametralmente oposta à do Polo 1.0 turbo, sendo voltado à clientes bem mais racionais e que querem gastar o mínimo possível. No quesito do custo de propriedade, a tendência é que o custo do seguro, por exemplo, seja bem mais camarada no caso do Toyota do que no Volkswagen, portanto é bom realizar uma cotação com seu corretor de confiança. Em termos de custos de manutenção, o Etios vai muito bem nesse aspecto com revisões obrigatórias dentro da média do mercado, mas isso também ocorre com o Polo então você pode ficar tranquila nesse aspecto. Nos dois modelos você vai contar com três anos de garantia integral.
Independente do fato da sua escolha recair para o Etios ou o Polo, Ana, você vai levar para casa dois modelos excelentes.
Eu creio que se, for possível, optar pelo Polo 1.0 turbo na versão Comfortline é a melhor pedida. Olhando até mesmo para o longo prazo, você terá um carro mais sintonizado com as novas preferências do público brasileiro, que está adquirindo carros que entregam um pacote de modernidade, conectividade e eficiência mecânica maior. Logo, com um Polo Comfortline na garagem você terá um carro com giro mais rápido e uma desvalorização não muito acentuada. Além disso, você vai se beneficiar ao adquirir um carro seguro, com bom desempenho, econômico e equipado com os principais recursos de conforto e segurança.
Somente se apenas o fator preço for considerado, aí sim a escolha poderia ser o Etios X automático. O Polo 1.6 automático tem um bom conjunto, mas a tendência é que as versões 1.0 turbo acabem por responder pela maior parte da procura pelo Volkswagen Polo.
Espero ter ajudado!