VW Polo 1.6 MSI automático 2020 ou um Honda Fit EX 2016?

Leitora deseja um modelo econômico, seguro e de fácil revenda e pediu nossa opinião
Volkswagen Polo e Honda Fit

Volkswagen Polo e Honda Fit | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá. Pro dia a dia da cidade qual seria mais interessante visando economia, segurança e conforto e uma revenda futura. Um Polo 2020 1.6 MSI Automático ou um Fit EX 2016 CVT? Sendo o Polo um valor um pouco maior... - pergunta enviada por Marcia 

Marcia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os modelos nas versões selecionadas por você, estamos falando de automóveis hoje na faixa de R$ 70 mil. 

Em linhas gerais, mesmo com a ressalva de que o Honda Fit em questão está prestes a completar 6 anos, creio que ele entrega um conjunto superior em relação ao VW Polo ao ponderarmos diversos aspectos. 

Com uma concepção bastante singular, o Fit entrega um habitáculo muito mais espaçoso e versátil do que grande parte dos hatches compactos. Além disso, o porta-malas de 363 litros do Honda também supera o que automóveis de porte similar são capazes de oferecer. Tudo isso colabora com o maior conforto e bem-estar a bordo do monovolume japonês. 

Em termos de segurança, o Fit EX 2016 fica devendo os airbags laterais e os controles de tração e estabilidade presentes no VW Polo. Os dois modelos, contudo, são exemplares na proteção dos ocupantes e receberam avaliações elogiáveis do Latin NCAP. 

Partindo para a mecânica, é fato que o Honda Fit foi pensado para oferecer alto nível de eficiência, sendo que o motor 1.5 16V associado ao câmbio automático CVT forma uma boa dupla no modelo.

Com desempenho suficiente, assim como observamos no Polo 1.6 MSI automático, o Fit EX se sobressai em economia de combustível, o que ajuda a reduzir o custo de propriedade. 

Um ponto que também vale a pena levarmos em consideração é que, entre as opções automáticas da atual geração do Polo nacional, é fato que seus catálogos 1.0 turbo são os mais procurados, portanto eles também devem oferecer uma liquidez (facilidade de revenda) superior no longo prazo. 

Por fim, caso você resolva optar pelo Fit EX 2016, recomendo que verifique com atenção o estado geral do carro, se as manutenções estão em dia, bem como a documentação.

Como o modelo já tem um tempo de uso considerável, analise também as condições dos pneus, por exemplo, para constatar se já não será necessário substituir os componentes, algo que você pode negociar na hora da compra. O Fit tem uma mecânica robusta, porém as manutenções preventivas são inescapáveis em qualquer veículo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru