Qual melhor compra, um VW T-Cross Highline 250 TSI novo ou um Audi Q3 2017 seminovo, na mesma faixa de preço? - pergunta enviada por Augusto 

Augusto obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Sua questão é muito interessante, uma vez que nos permite contrapor dois "primos" de conglomerado, no caso o recém-lançado Volkswagen T-Cross e o Audi Q3.

A favor da novidade reside a presença da plataforma mais moderna do grupo VW usada hoje em dia, no caso a MQB. Com isso, o VW T-Cross Highline entrega excelente nível de conforto, comportamento dinâmico, baixo ruído e elevada integridade estrutural. Além disso, o motor 1.4 TSI que movimenta o VW é o mesmo também aplicado no Q3 nacional.

O Audi Q3, por sua vez, realça em sua proposta premium alguns diferenciais mecânicos relevantes, como a presença da transmissão de dupla embreagem e a suspensão traseira multibraço. No caso do T-Cross temos uma caixa automática convencional e suspensão traseira por eixo de torção. Por ser um modelo de porte maior, o Q3 ainda entrega um porta-malas mais generoso, mas, justiça seja feita, o Audi não tem um espaço interno muito maior em relação ao compacto T-Cross, fruto da modernidade do projeto do VW.

Colocando tudo na balança, apesar das inúmeras virtudes do T-Cross, é inegável que por um preço semelhante o Audi Q3 seminovo entrega um conjunto melhor do ponto de vista técnico mesmo levando em consideração o fato de que o Q3 montado aqui ainda usa uma plataforma mais antiga.

Mérito também do ótimo projeto que o Audi Q3 entrega. Como ele conta com 2 anos de garantia de fábrica, talvez você consiga até usufruir de alguns meses da cobertura de fábrica. Tenha em mente que o Audi Q3 é um carro premium e futuros gastos com manutenção e peças sairão um pouco mais caros em relação ao T-Cross. Inclusive, é bom destacar, que as três primeiras revisões já estão embutidas no preço do modelo, portanto você não teria tantos gastos iniciais. Mesmo assim, como o Q3 pesquisado por você tem apenas dois ano de uso, é muito provável que você não terá que se preocupar com manutenções mais profundas por um bom tempo. Porém, verifique se a unidade em questão está com o plano de revisões em dia e faça um bom test-drive antes de fechar negócio.

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Audi Q3 você estaciona na garagem de casa um modelo com mais atributos técnicos/mecânicos em relação ao T-Cross.

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios