Olá eu quero comprar um carro, pois estou indeciso entre o Volkswagen Virtus 1.6 manual e Chevrolet Onix Plus manual, a minha dúvida é relacionada ao onix seu novo motor pois é uma tecnologia mecânica nova. Já que o onix se encaixa mais no meu orçamento - pergunta enviada por Isaias 

Isaias obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os modelos selecionados por você, temos o Volkswagen Virtus 1.6 MSI manual hoje tabelado em R$ 69.990. Pela mesma faixa de preço, você encontra o Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 aspirado em seu catálogo LT completo (R$ 61.150) bem como pode adquirir o sedan na opção LT Turbo, também manual, com valor sugerido de R$ 64.190. 

Falando especificamente do motor 1.0 tricilíndrico da Chevrolet, que estreou aqui no Brasil na gama Onix, creio que não existe motivo para preocupação. Se o que lhe deixa com algumas dúvidas é a sobrealimentação por turbo, saiba que hoje em dia a solução é cada vez mais utilizada por diversas marcas para aprimorar a eficiência do conjunto mecânico e o caminho deve ser seguido cada vez mais nos próximos anos. Leve em consideração também que todo motor original de fábrica, seja ele com turbo, compressor ou qualquer outro tipo de indução forçada, segue os rígidos padrões de qualidade e desenvolvimento, incluindo a durabilidade de todo o sistema. 

Outro ponto que virou uma tendência são os motores 3 cilindros como o do Onix Plus, os quais também são aplicados nas gamas Volkswagen, Renault/Nissan, Ford, entre outras. Quanto a isso você também não precisa se preocupar uma vez que as fabricantes já acharam formas de amenizar substancialmente eventuais vibrações e outras peculiaridades desses propulsores. 

Partindo para uma análise sobre os dois sedans em si, fica claro que hoje o Onix Plus é uma excelente compra no segmento, superando o Virtus 1.6 MSI. 

O Volkswagen hoje em dia conta com os controles de tração e estabilidade, mas o Onix Plus traz a importante dupla de segurança e ainda se sobressai em segurança ao acrescentar também os 6 airbags por toda a gama (o Virtus conta com 4 airbags). Fora isso, o Onix Plus LT Turbo traz todos os itens de série também presentes no Virtus, entre eles a central multimídia, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15", computador de bordo, alarme, entre outros. 

O Virtus pode ter uma cabine mais espaçosa, em especial para os passageiros no banco traseiro, além de um porta-malas maior (521 litros em relação aos 469 litros), porém ninguém passa aperto dentro do Onix Plus e seu porta-malas é bastante satisfatório. 

Além do custo-benefício superior do Onix Plus, o que ajuda a balança a ficar a seu favor é o excelente desempenho (com acelerações e retomadas mais consistentes em relação ao Virtus 1.6) combinado com o baixo consumo. Não por acaso, o Onix Plus manual com motor aspirado hoje é o carro não eletrificado mais econômico do Brasil, enquanto o Onix Plus Turbo também com a caixa manual não fica atrás, com as excelentes médias de até 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. 

Logo, creio que ao optar pelo Chevrolet você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios